terça-feira, 5 de julho de 2016

Saga bíblica ‘A Terra Prometida’ é o novo sucesso da TV Record


Para Anderson Souza, diretor de teledramaturgia da emissora, o canal continua exibindo produtos de qualidade.

A nova saga bíblica da Record tem números que comprovam a fé da emissora na audiência. Cada capítulo de ‘Terra Prometida’ custa R$ 650 mil, e como a novela terá 130 capítulos, o total é de R$ 84,5 milhões. A nova trama vai ao ar, às 20h30, e tem a responsabilidade de manter os índices de 17 pontos da audiência de ‘Os Dez Mandamentos – Nova Temporada’. A confiança na história é tanta que a emissora já vislumbra levar a saga para as telonas. “Já avisaram que vai ter o filme, estou aberto. Desde que o trabalho me encante em contar a história. Não importa se é teatro, cinema, musical, novela, seja lá o que for, que seja digno, honesto e verdadeiro”, avisa Sidney Sampaio, o protagonista Josué.

Para Anderson Souza, diretor de teledramaturgia da emissora, o canal continua exibindo produtos de qualidade. Prova disso é o investimento por cada capítulo. “O desafio agora, juntamente com a produtora Casablanca, é o de chegar até o fim com ‘Terra Prometida’. Para isso foi montada mais uma vez uma estrutura de produção invejável”, justifica.

Entre os autores sai Vivian de Oliveira, responsável pela saga ‘Os Dez Mandamentos’, e entra Renato Modesto. “Temos que manter uma continuidade para que esse público se sinta atraído, encontrando em ‘A Terra Prometida’ elementos que havia em ‘Os Dez Mandamentos’. Mas, por outro lado, é uma nova novela, novos personagens, novas tramas”, explica o autor.

O mocinho vivido por Sidney Sampaio, o Josué, também estava em ‘Os Dez Mandamentos’ e chegou a gravar a antiga e a nova tramas ao mesmo tempo. “Foi uma experiência marcante, inédita, cansativa, mas tínhamos consciência de que não tinha outra forma de se fazer essa fusão que não essa e me dediquei ao máximo. Foi exaustivo, quase não tive tempo para família, vida pessoal, filho, mas também sabia que tinha prazo de validade para uma causa nobre que era terminar de contar uma história que foi o fenômeno”, diz Sampaio.

Tanto esforço também teve sua recompensa. Se antes o ator vivia um personagem secundário, agora será um protagonista. O contrato também mudou e ganhou novo status. “Tivemos alguns ajustes financeiros”, destaca, entre risos.

Na trama, ambientada 1.200 a.C., depois da morte de Moisés (Guilherme Winter), Josué é incumbido por Deus de levar o povo hebreu em segurança até Canaã, a Terra Prometida.

Mas até chegar ao paraíso onde diziam que emanavam leite e mel em abundância, os hebreus passarão por muitas tentações e provações. E batalhas, claro. A primeira grande delas será a luta contra o forte reino de Jericó, que é comandado pelo rei Marek (Igor Rickli) e sua sensual mulher Kalesi (Juliana Silveira), a rainha das serpentes. “Minha personagem dança com serpentes Python de dois e três metros de comprimento. E ainda tem um tanque cheio delas no quarto. No começo foi difícil, mas agora até brinco no set de gravação. O elenco masculino não gosta e nem se aproxima, quando estou com elas. Me ajuda a me sentir uma mulher muito poderosa”, brinca Juliana.

A felicidade do casal real acaba quando Josué, com a ajuda de Deus, derruba a famosa e, até então intransponível, muralha do reino. Essa passagem é tão importante quanto a abertura do Mar Vermelho e o chão engolindo hebreus de ‘Os Dez Mandamentos’. “É um evento muito importante que reúne o elenco inteiro, exércitos e cavalos. Esses momentos atraem bastante atenção, são esperados pelo público e precisamos nos empenhar para que tudo saia da melhor maneira possível”, confessa Alexandre Avancini, diretor da novela.

Jericó é só o primeiro reino entre muitos até chegar à tão sonhada Terra Prometida. E se no campo de batalhas Josué trava suas guerras, na vida pessoal não será diferente. Viúvo — Ana (Tammy Di Calafiori), a mulher dele, morreu em ‘Os Dez Mandamentos’ —, ele fecha o coração para um novo amor. “Até que os encantos de Aruna (Thaís Melchior) vão amolecendo Josué”, entrega Sampaio.

Thaís Melchior fez aulas de luta e espada para sua personagem. “Nunca tinha lutado antes, estou me divertindo e adorando. Já gravei a primeira cena de batalha na cidade cenográfica e foi muito legal, valeu cada suor. Foram três horas de duração”, derrete-se. Para a atriz, o amor entre o casal nasce de uma admiração mútua entre eles. Mas aí chega Samara (Paloma Bernardi) para bagunçar o coreto e atrapalhar esse romance. “É uma vilã que por amor vai agir com ódio. Cada queda que ela tem, ela levanta com força para fazer algo ainda pior. Não siga o exemplo de Samara para conquistar o seu amor”, aconselha Paloma. “O fato de fazer uma vilã foi um dos atrativos para vir para a Record. Sou atriz em busca de novas histórias”, completa a atriz, que assinou com a emissora em outubro de 2015.

QUEM É QUEM NA NOVELA

JOSUÉ (SIDNEY SAMPAIO): Depois da morte de Moisés (Guilherme Winter), torna-se o líder militar e espiritual dos hebreus e os comanda até a tão sonhada Terra Prometida.

ARUNA (THAÍS MELCHIOR): Órfã delicada, corajosa, luta como guerreira e é o amor de Josué. Foi criada como irmã de Samara.

SAMARA (PALOMA BERNARDI): Mimada, explosiva e tem uma obsessão por Josué e fará tudo para se casar com ele.

TOBIAS (RAPHAEL VIANNA): Guerreiro forte e egoísta. Vira um vilão depois que é arrastado amarrado em um cavalo e tem metade do rosto deformado.

NOEMI (NÍVEA STELMANN): Mulher de fé e apaixonada pelo marido, Calebe (Milhem Cortaz).

MARA (CRISTIANA OLIVEIRA): Tão amarga, pessimista, falsa, vaidosa e ardilosa que se torna engraçada.

MERODAQUE (MARCOS WINTER): Principal sacerdote e feiticeiro sinistro de Jericó.

MILAH (ELIZÂNGELA): Dona de casa humilde, sofrida e envergonhada. Adoece e é salva graças a um milagre.

REI MAREK (IGOR RICKLI): Rei de Jericó. Vaidoso e desprezível.

RAINHA KALESI (JULIANA SILVEIRA): Temida rainha de Jericó. Linda, sádica e cruel.

ULA (RAFAELA MANDELLI): Parece bondosa, mas é conivente com as maldades do marido, Kamir (Roberto Bomtempo).

IG