terça-feira, 15 de janeiro de 2019
Empresas de telefonia, água e Energia lideram reclamações no Procon
Os serviços de telefonia, água e luz são os campeões de queixas no Procon de Campina Grande no ano de 2018. Das 6.965 reclamações registradas no período de janeiro a dezembro, 1.473 são relacionadas a esses serviços. Essas e outras informações constam no Relatório Anual 2018.
Além do ranking de reclamações, o documento afirma que o trabalho conciliatório desenvolvido pelo Procon neste ano, proporcionou uma economia de aproximadamente R$ 7,2 milhões para o Tribunal de Justiça da Paraíba. Rivaldo Rodrigues, coordenador executivo do órgão explica que “a economia se dá em razão dos processos serem resolvidos no âmbito do Procon e não necessitarem ser judicializados nos Tribunais. Segundo o sistema de processamento do Procon até 31 de dezembro foram resolvidos 4.371 casos”.
O documento chama a atenção também para o fato de que por serem campeãs de reclamações, o Procon impetrou uma ação civil pública contra as empresas de telefonia.
Além das reclamações recebidas, o documento apresenta todos os trabalhos que foram realizados. A grande maioria voltada à educação das leis consumeristas tanto para consumidores quanto para fornecedores. Para ter acesso ao documento só é preciso acessar o link.