domingo, 10 de setembro de 2017
Prefeito participa de audiência com o presidente do TJPB e defende o não fechamento da comarca de Cruz do Espírito Santo
O prefeito Pedro Gomes, o ‘Pedrito’, de Cruz do Espírito Santo, cidade situada na região metropolitana de João Pessoa, participou de uma audiência ao lado do deputado federal Rômulo Gouveia (PSD) para discutir o fechamento de comarcas na Paraíba, entre elas, a de Cruz do Espírito Santo. O encontro foi com o desembargador Joás de Brito Pereira, presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba (TJPB). A reunião aconteceu nessa quinta-feira (7).
Desde o segundo semestre de 2017, o TJPB deu início a um processo de desativação de comarcas alegando a redução de custos e otimização da redistribuição de recursos humanos, com base na resolução 219 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Uma das comarcas para encerrar as atividades é a de Cruz do Espírito Santo. O prefeito Pedrito defendeu o não fechamento da comarca da cidade argumentando que a comarca do seu município tem mais de 100 anos que funciona prestando relevantes serviços a sociedade.
“Somos contra a agregação da Comarca. A população de Cruz do Espírito Santo e região perderá muito com a agregação, pois na prática, de imediato, deixaríamos de ter juiz, promotor, defensor público, serventuários entre outros, o que acarretaria enormes prejuízos à população, prejudicando o cidadão e dificultando o acesso à justiça”, destaca o prefeito.
O prefeito ressaltou ainda que a medida afetará principalmente a população mais carente. “Quem sofrerá mais são as pessoas mais necessitadas economicamente, pois as despesas com deslocamento são elevadas, insuportáveis para os mais pobres”, destacou Pedrito.