sexta-feira, 14 de julho de 2017
Trump acena mudar posição sobre o clima
Ao declarar, em Paris, que “algo poderia acontecer a respeito do Acordo do Clima, presidente dos EUA poderá voltar a negociar sobre o tema
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse ontem que "algo pode acontecer" em relação ao Acordo de Paris sobre o Clima, seis semanas após sair deste tratado contra o aquecimento global. "Algo poderia acontecer a respeito do Acordo de Paris", disse o presidente em coletiva conjunta em Paris ao lado de seu contraparte francês, Emmanuel Macron, que anteriormente declarou que não havia perdido a esperança de convencer Trump a mudar de postura.
"Mas falaremos sobre isso mais adiante", disse. "Se acontecer, será maravilhoso, e se não acontecer, será bom também", afirmou Trump, que expressou o seu desejo de renegociar este acordo adotado em 2015. O anúncio em 1º de junho da saída do acordo dos EUA, o segundo maior emissor mundial de gases de efeito estufa, atrás apenas da China, recebeu críticas generalizadas. "Respeito a decisão do presidente Trump", disse Macron. "De minha parte, sigo apegado a este Acordo de Paris e a minha vontade é dar continuidade a ele", assinalou do Palácio do Eliseu.
Rússia
O presidente dos EUA voltou a defender ontem, em Paris, o seu filho, que está no olho do furacão por ter aceitado se reunir com uma advogada ligada ao Kremlin durante a campanha presidencial americana de 2016. "No que concerne ao meu filho, meu filho é um jovem maravilhoso. Aceitou se reunir com uma advogada russa. Não com uma advogada do governo, mas com uma advogada russa", disse Trump.