quinta-feira, 15 de junho de 2017
Junina Bem-te-vi representa Alhandra em concurso de quadrilhas juninas na Capital Paraibana
A Junina Bem-te-vi, com apoio da Prefeitura Municipal de Alhandra (PMA), representará o município de Alhandra nesta quinta-feira (15) no XXI Concurso de Quadrilhas Juninas promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). O evento acontece no ponto de Cem Réis e conta com a participação de 30 quadrilhas.
O grupo concorre a uma vaga no “Grupo A” e aposta no tema “Arraial Celestial”, tendo como coreógrafo e presidente Edinho Silva, além de contar com um elenco de mais 40 pessoas entre componentes, produção e trio musical regional. De acordo com o presidente Edinho, foram sete meses de muita luta e dedicação por parte da direção da Junina, contando sempre com o apoio da Prefeitura Municipal de Alhandra.
O prefeito Renato Mendes (DEM) enfatiza o resgate da cultura do município que havia sido abandonada, a Prefeitura disponibilizou tudo que foi necessário para que a quadrilha, com o total apoio da gestão, através da Secretaria de Cultura, tivesse condições de competir e ser destaque nas competições.
O diretor de Cultura, Kennedy Spencel, destaca que a valorização e apoio à cultura local é uma das prioridades da gestão. “Somos uma cidade muito rica culturalmente falando e essa gestão tem o foco no resgate e valorização da nossa cultura. Esse é o primeiro trabalho de muitos que visam incentivar, apoiar e criar grupos que tenham trabalhos sociais dentro da área cultural. O trabalho irá ganhar mais força com o lançamento do projeto “Arte na Rua” que contará com apresentações de diversos artistas do município, em diversas modalidades como, dança, teatro, capoeira, artesanato e cordel”, pontuou Kennedy.
História da Junina Bem-be-vi
A quadrilha Junina Bem-te-vi, foi fundada em 2011 por iniciativa de Claudemir Silva de Oliveira, Eduardo Paulo Barbosa, Aryclenes Rodrigues e Jefferson da Silva, todos moradores do Sítio Taperubús, com o nome de Quadrilha Junina Fazenda Taperubús onde permaneceu com esse nome até 2013. O grupo em 2011 apresentou-se com trajes emprestados, na comunidade de Taperubús e Cabana em Pedras de Fogo. Já em 2012 a Junina Bem-te-vi apresentou-se com trajes alugados, em Alhandra, Pedras de Fogo, Mata Redonda e também na cidade de Conde. Em 2013 a quadrilha conseguiu os próprios trajes e se apresentou em Alhandra, Mata Redonda e Taperubús. Em 2014 o grupo se apresentou em eventos de grande porte em todo o Litoral Sul da Paraíba, inclusive participando do concurso com as melhores quadrilhas do litoral sul e conquistou a 5ª colocação. Desde sua fundação a quadrilha faz animação do São João na localidade de Taperubús, com trio pé de serra, arraiá, bingos e comidas típicas. A quadrilha também se destaca por manter a originalidade da cultura junina e por ser a única quadrilha da zona rural do município de Alhandra.