A Polícia Civil da Paraíba, através da Delegacia de Defraudações de João Pessoa (DDF) – após investigações em tramitação há dois meses, desarticulou na tarde desta segunda-feira (09) uma associação criminosa que atuava há pelo menos três meses em João Pessoa, por fraudes relacionadas a intermediação de mão de obra (falsa agência de empregos).
Conforme as denúncias, os suspeitos já teriam desviado valores de milhares de pessoas, obtendo uma quantia próxima a um milhão de reais. Os suspeitos recebiam o pagamento individual de R$ 300,00, para que fosse feito um treinamento, com a promessa de que teriam emprego garantido em grandes empresas da Paraíba, após a realização do suposto treinamento. No entanto, não havia vaga de emprego alguma e os suspeitos passavam a ameaçar de morte as vítimas e candidatos, além de reter documentos pessoais dos candidatos, coagindo-os a não procurarem a justiça, com o objetivo de que os fatos não fossem descobertos.
Em razão das condutas praticadas, quatro suspeitos foram presos em flagrante pelos crimes de tráfico de influência (por terem informado de maneira criminosa a existência de amizades e influência na Justiça, Ministério Público e Polícia Civil), estelionato, associação criminosa, ameaça e retenção de documentos, podendo ser condenados a mais de 13 anos de prisão pelas condutas investigadas.
A DDF orienta que as vítimas da empresa e dos suspeitos procurem a delegacia e comuniquem os fatos, contribuindo para que toda a conduta criminosa seja apurada e para que os suspeitos respondam na justiça por todos os valores obtidos de maneira ilícita. Quaisquer denúncias poderão ser encaminhadas à DDF através do disque denúncia da polícia civil – tel. 197 (sigilo garantido).