
Muita velocidade e disputas acirradas marcaram a primeira etapa do Campeonato Paraibano de Kart 2016, no lançamento do Circuito Internacional Paladino no último sábado (21). Desde muito cedo já era possível ouvir o ronco dos motores e pilotos de várias partes do país preparando-se junto às suas equipes.
As disputas começaram com a categoria Junior Menor correndo na pista. O vencedor da 1ª etapa foi o sergipano Guilherme Figueiredo, deixando para trás o preferido Kiko Porto (PE), que ficou em 5º no ranking final. Kiko teve problemas com o kart na primeira bateria, não completando a prova, e somente à tarde alcançou um melhor resultado, não sendo o suficiente para estar no topo.
Na sequência a pista recebeu as categorias, Junior, Graduado e Novatos compondo o grid. Neste tipo de disputa, com categorias agregadas, a corrida é uma só mas a pontuação é feita separadamente. Na categoria Junior, a briga foi entre Vinicius Kwong e Leo Barbosa, que garantiu o primeiro lugar no pódio.
Entre os Graduados, o acirramento era entre dois grandes nomes do kart paraibano: Elder Junior e Sérgio Crispim, o piloto oficial do Circuito Paladino. E na segunda bateria, uma grande surpresa: na última volta, a poucos metros da bandeirada final, o kart de Cripim parou. Segundo o piloto, o problema já havia começado metros antes, mas ele segurou até onde deu e, na subida final, o motor não aguentou e o piloto teve de abandonar a prova. Como Elder Junior também teve problemas com o kart ainda no início da corrida, o Piloto Paladino venceu a 1ª etapa da categoria. Já entre os pilotos da categoria Novatos, quem levou foi Luan Assimos, deixando Pedro Crispim em segundo e Davi Crispim em terceiro.
As corridas ficaram ainda mais acirradas quando as categorias Super Senior, Senior A e B entraram na pista. Logo na primeira bateria o vencedor foi definido por centímetros de diferença. Quem levou o troféu Super Senior foi o cearense Augusto Lima, deixando Lucas Sales em segundo. Na Senior A, o pódio foi de Josimar Henrique, seguido por Crispim Jr. Por fim, Fabiano Laluce dominou as corridas da categoria Senior B e garantiu o primeiro lugar nesta etapa.
A categoria F4, que contou com o maior número de pilotos (14), também trouxe pegas intensos. Algumas ultrapassagens incríveis aconteceram das disputas entre 2º e 3º lugar, mas quem chegou no topo do pódio foi o cearense Marcos Vinícius, seguido de Daniel Barbosa e Gustavo Vaz.
A primeira etapa do Campeonato Paraibano de Kart teve como diretor de prova Ernesto Filho, responsável pela direção geral de provas da Confederação Brasileira de Automobilismo. Durante todas as baterias, Ernesto foi o responsável pela organização do grid, briefing dos pilotos e aplicação de penalidades por colisões ou atitudes antidesportivas.
Confira a tabela de pontos da 1ª etapa:
Assessoria