quarta-feira, 11 de julho de 2018
Morre coronel Marcílio Pio Chaves, pai do comandante da Polícia Militar da Paraíba
Faleceu nesta terça-feira (10) aos 80 anos, vítima de problemas cardíacos, o coronel e ex-vereador de João Pessoa, Marcílio Pio Chaves, pai do atual comandante da PM, coronel Euller Chaves. Coronel Marcílio estava internado há alguns dias no Hospital Memorial São Francisco, após um infarto. Ele ficou internado para fazer um cateterismo e precisou ficar hospitalizado para se tratar de uma infecção urinária, mas o quadro se agravou e atingiu os rins.
Além de ser pai do atual comandante da PM, Marcílio Pio também é pai do ex-comandante da Polícia Militar da Paraíba, coronel Kelson Chaves, de Bertrand Chaves, Elyvânia Chaves e Marcilio Júnior.
O velório acontecerá por volta das 15h no crematório “Caminho da Paz”, no Renascer, em Cabedelo, e a cremação está prevista para às 17:30h de hoje.
Coronel Marcílio ladeado pela esposa e filhos
Os familiares, autoridades e policiais militares lamentaram a perda de um grande homem através das redes sociais.
O deputado Genival Matias prestou solidariedade aos familiares e destacou a trajetória honrada de vida do coronel Marcílio Chaves.
História de lutas, conquistas e superação
Marcílio Pio de Queiroz Chaves nasceu em 11 de dezembro de 1937, em João Pessoa, e ingressou na PM/PB em 10 de outubro de 1956 para frequentar o Curso de Formação de Oficiais concluído em 25 de janeiro de 1958. No mesmo ano foi Aspirante a Oficial e 2º Tenente. Em 1964 foi Capitão e nesse Posto fez o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais na Polícia Militar de Minas Gerai em 1965, Promovido a Major em 1968, e a Tenente Coronel em 1973, ele voltou à PMMG, em 1975, para fazer o Curso Superior de Polícia.
Objetivando ampliar seus conhecimentos profissionais, Marcílio concluiu o Curso de Direito e chegou ao ápice da sua careira policial militar em 25 de dezembro de 1978 quando alcançou o Posto de Coronel. Ao atingir trinta anos de serviço e oito anos no posto de Coronel, Marcílio passou para a reserva remunerada no dia 25 de dezembro de 1986.
Entre as importantes funções que exerceu podemos destacar, que ele foi Delegado de Polícia Civil em Pombal e Campina Grande, Comandou o 1º Batalhão da Polícia Militar, foi Diretor do Detran, Subcomandante Geral e Diretor de Apoio Logístico.
Dotado de um elevado espírito de liderança, Marcílio exerceu um importante papel na condução dos interesses da Corporação e em defesa dos seus integrantes. Nessa condição ele Presidiu o Clube dos Oficiais por dois anos e a Caixa Beneficente por onze anos. Ainda com esses objetivos, Marcílio enveredou pelos caminhos da política onde foi candidato a Prefeito em Pombal, e a Vereador em João Pessoa, aonde chegou a assumir o cargo.
Dotados de comprovada aptidão para a vida policial militar, dois dos filhos de Marcílio Chaves (Kelson e Euller) também ingressaram na PM/PM e chegaram ao Posto de Coronel e ao exercício das funções de Comandante Geral.