Momentos antes da queda, o telejornal matinal da emissora de televisão, o Bom Dia Pernambuco, mostrava que o dia começou com muita chuva na capital pernambucana
A queda de um helicóptero deixou os moradores do bairro de Brasília Teimosa, no Recife, em estado de consternação na manhã desta terça-feira. O Globocop, que fazia imagens para o telejornal matinal da Globo Nordeste, foi avistado por testemunhas quando tentava um pouso de emergência na água. Moradores da área, Ronaldo da Silva e Lázaro Francisco afirmaram que perceberam que a aeronave, que já voava mais baixo, apresentava um barulho e ao tentar o pouso foi atingida por uma ave e caiu.
Três funcionários da Helisae Helicópteros do Nordeste, terceirizada que opera o Globocop, estavam na aeronave. O comandante Daniel Galvão, de 33 anos, e a controladora de tráfego aéreo Lia Maria Abreu de Souza, de 34 anos, não resistiram aos ferimentos e morreram. O operador de transmissão Miguel Brendo Pontes Simões, de 21 anos, foi socorrido e está em estado grave no Hospital da Restauração (HR).
"A gente conhece a área e entrou no mar para fazer o salvamento. Ele (Ronaldo) e outros dois colegas chegaram para ajudar procurar. Depois foi chegando mais ajuda. Começou a boiar uma pessoa, que era Daniel. Foi o primeiro que retiramos da água. Quando a gente subiu Daniel, viu o outro (Miguel). Colocamos os dois na mureta. A mulher demorou um pouco mais a boiar, mas depois subiu e retiramos ela também", lembrou Lázaro, acrescentando que a vizinha, que é socorrista, prestou os primeiros socorros.
Leia também:
Helicóptero cai no bairro do Pina, no Recife; veja vídeo
[Galeria] Confira imagens da queda do helicóptero da Globo no Recife
Padrasto de Miguel Brendo e um dos donos da Heliase, o capitão Wagner Monteiro afirmou que a aeronave tinha passado por revisão recentemente. Ele disse ter recebido a informação de que a equipe tentaria um pouso na água, mas disse não saber o que provocou a queda.
"A gente opera o Globocop há aproximadamente 15 anos e nunca houve absolutamente nada. Infelizmente hoje eu soube dessa notícia de que o helicóptero inicialmente teria feito um pouso na água, mas a gente realmente está vendo que a coisa foi grave e o pouso não foi bem sucedido. A gente tem que saber exatamente o que aconteceu porque helicóptero não cai, não é feito pra cair. Nesses momentos geralmente mil e uma coisa acontecem. Já falaram que pode ter colidido com um pássaro, mas a gente não sabe", afirmou o capitão.
Wagner Monteiro afirmou que o piloto que estava a bordo era extremamente experiente. "O comandante Daniel é cidadão americano inclusive, com carteira americana e carteira brasileira, um cara extremamente experiente, instrutor de voo. Também estava o operador Miguel Brendo, meu filho, e tinha uma controladora de voo convidada, como observadora", disse.
O capitão detalhou o serviço feito com o Globocop. "A gente voa com piloto, as vezes repórter e um operador de sistema que comanda a câmera. Eu particularmente ontem (segunda-feira) voei o dia inteiro neste helicóptero. Fiz o Bom Dia Pernambuco e o NETV1", lembrou.
Uma funcionária da Folha de Pernambuco que mora no bairro registrou imagens da aeronave momentos antes do acidente. Veja vídeo:
Queda do helicóptero da Globo em Brasilia Teimosa
folhape.com.br
folhape.com.br
