sexta-feira, 21 de abril de 2017

CCJ do Senado analisa punir quem divulgar fotos e vídeos de presos


A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado (CCJ) deve votar nesta quarta-feira (26), às 10h, o substitutivo do senador Roberto Requião (PMDB-PR) para as duas propostas que definem os crimes de abuso de autoridade. Uma das propostas é tornar crime a exposição de fotos ou vídeos de presos.

O substitutivo do senador estabelece mais de 30 tipos penais, punindo, por exemplo, o juiz que decretar prisão preventiva, busca e apreensão de menor ou outra medida de privação da liberdade em desconformidade com a lei.

Também considera crime fotografar, filmar ou divulgar imagem de preso, internado, investigado, indiciado ou vítima em processo penal sem seu consentimento ou com autorização obtida mediante constrangimento ilegal.

O texto que vai ser analisado pelos integrantes da CCJ abrange os crimes de abuso cometidos por agentes públicos em sentido amplo, incluindo militares, servidores públicos e pessoas a eles equiparadas, além de integrantes do Ministério Público e dos poderes Judiciário e Legislativo de todas as esferas da administração pública: federal, estadual, distrital e municipal.