sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017
Reunião define início da biometria de eleitores das cidades de Alhandra, Caaporã, Conde e Pitimbu
Ao lado do juiz da Comarca de Alhandra, Antônio Eimar, a presidente do TRE-PB, desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, participou de uma reunião nesta quinta-feira (02), com prefeitos e representantes das cidades de Alhandra, Caaporã, Conde e Pitimbu que integram a 73ª Zona Eleitoral, para definir os detalhes acerca do início do cadastramento biométrico de eleitores desses municípios do Litoral Sul paraibano.
A desembargadora e o juiz solicitaram apoio logístico das prefeituras e câmaras municipais, no sentido de ceder servidores e estrutura física equipadas com ar-condicionado e internet para a realização do cadastramento. Na reunião, foram enfatizados como principais fatores para o sucesso do cadastramento de eleitores com coleta de dados biométricos os equipamentos, recursos humanos e divulgação. Nesse sentido, representantes de emissoras de rádios da região também foram convocados.
No encontro, os gestores assinaram termos de cooperação técnica entre o TRE-PB e as prefeituras, objetivando o desenvolvimento de ações conjuntas entre seus servidores para a instalação de postos de atendimento ao eleitor com vista à realização do cadastramento biométrico, que começará no dia de 17 de julho, sendo finalizado em 19 de dezembro.
As quatro cidades citadas, somam 67 mil eleitores, um número expressivo para realização do processo, portanto, a contribuição das prefeituras em ceder pessoal, espaço físico e serviços essenciais é de fundamental importância.
Estiveram presentes a prefeita Márcia Lucena (Conde), o prefeito Kiko Monteiro (Caaporã), além dos representantes da Prefeitura de Alhandra, chefe de gabinete Iaggo Pinheiro e o secretário de Administração Edivaldo Caetano. A prefeitura de Pitimbu também enviou representantes para reunião.
Os presidentes das câmaras de Alhandra e do Conde, Valfredo José e Ednaldo Barbosa, respectivamente, também participaram do encontro e assinaram termo de cooperação.
Para o prefeito Kiko Monteiro, a biometria traz muito mais transparência para o processo eleitoral. “Faremos tudo que estiver ao nosso alcance para contribuir com a Justiça Eleitoral no processo de cadastramento biométrico. É de nosso interesse que o processo eleitoral seja mais transparente e seguro”, afirmou o prefeito de Caaporã.
A prefeita Márcia Lucena disse que não tinha como ceder salas, pois não conta atualmente nem com um prédio de prefeitura, devido a doação da estrutura na gestão passada para ser instalado o Fórum. Ela acrescentou que suas secretarias estão funcionando em situações precárias. Destacando que a gestão já disponibiliza sete servidores da prefeitura para o judiciário.
Visita da presidente do TRE-PB à Câmara do Conde
Ciente da importância do processo biométrico, o presidente da Câmara de Conde, Ednaldo Barbosa (Naldocell), disponibilizou o prédio da Câmara Municipal da cidade de Conde, para que fique à disposição da Justiça Eleitoral. Ele assinou um termo de cessão de uso por tempo determinado, pontuando que o processo não ocupe os horários das sessões ordinárias, que acontecem todas as segundas-feiras, às 14h. Ao fim da reunião e satisfeita com a disposição do presidente em contribuir com o judiciário, a desembargadora Maria das Graças, quis realizar uma visita à Câmara Municipal e seguiu de Alhandra para o Conde, para conhecer a estrutura do poder legislativo condense.
O eleitor que não fizer o cadastramento terá o título cancelado e consequentemente sofrerá graves sanções como impedimento de participar de concursos, de assumir emprego público, de contrair empréstimos e abrir conta em bancos, cancelamento de CPF, entre outras.
Eleitorado das cidades:
Alhandra – 18.009 eleitores
Caapora – 17.428 eleitores
Conde – 19.922 eleitores
Pitimbu – 11.642 eleitores
Portal do Litoral
Com imagens de Aluísio do Jegui
e Sistema J.A