sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Nova Mesa Diretora do TCE toma posse em solenidade prestigiada


A posse da Nova Mesa Diretora do Tribunal de Contas do Estado no final da tarde desta sexta-feira (3) foi bastante prestigiada por chefes de poderes, entidades e órgãos. A solenidade aconteceu no Centro Cultural Ariano Suassuna, sede do TCE-PB, em João Pessoa.

Estiveram presente à solenidade, por exemplo, personalidade como o governador Ricardo Coutinho, chefe do Poder Executivo estadual; o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Joás de Brito; presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gervásio Maia Filho; o senador José Maranhão (PMDB), representando o Senado; o presidente da Câmara Vereador de João Pessoa, Marcos Vinícius; o deputado federal Rômulo Gouveia, representando a Câmara dos Deputados; o presidente da OAB-PB, Paulo Maia, entre outras autoridades, políticos, magistrados e juristas.

O conselheiro André Carlo Torres Pontes assumiu a presidência do Tribunal de Contas do Estado, biênio 2017/2018. Na vice-presidência, assumiu o conselheiro Arnóbio Alves Viana. Os novos dirigentes do TCE foram eleitos em sessão realizada no dia 14 de novembro do ano passado.



Também tomaram posse o novo corregedor geral, conselheiro Fábio Túlio Nogueira; na Ouvidoria assumiu o conselheiro Arthur Cunha Lima; o conselheiro Marcos Antônio Costa foi reconduzido à Coordenadoria Geral da Escola de Contas Otacílio Silveira – Ecosil. Os conselheiros Fernando Rodrigues Catão e Antônio Nominando Diniz assumem como presidentes da 1ª e da 2ª câmaras, respectivamente.

O ex-presidente do TCE, conselheiro Arthur Cunha Lima disse que cumpriu o seu dever, em parceria com seis pares fez com que o tribunal evoluísse. “Ninguém administra sozinho”, disse. Entre as suas realizações destacam-se a matriz de risco para dar maior celeridade aos exames das contas ao tempo em que estão ocorrendo as despesas, parceria com o BIRD para fiscalizar verbas públicas de convênios internacionais, entre outras medidas.



O senador José Maranhão também emitiu sua opinião sobre o no presidente do TCE. Para o peemedebista, o conselheiro André vai trazer esse contributo à vida administrativa dos municípios da Paraíba.

De acordo com Maranhão, o conselheiro André Carlo Torre assume o Tribunal de Contas num momento especial na vida nacional. “É importante que o Tribunal de Contas da Paraíba tenha sob sua gestão o compromisso maior não somente de fiscalizar as contas, mas o compromisso pedagógico de oferecer os meios técnicos para permitir aos prefeitos e gestores municipais, práticas de gestão adequadas aos tempos modernos”.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Gervásio Maia (PSB) declarou que o novo presidente do TCE “vai fazer, não tenho a menor dúvida, um grande trabalho. A Paraíba vai colher muitos frutos com isso.”

A respeito da alternância de poderes, o parlamentar disse: “Eu penso que, no que diz respeito ao Tribunal, com certeza ganhará muito com a Presidência sob o comando de André Carlo. Porque ele tem muito preparo. Ele conhece com profundidade aquilo que faz. Aliás, eu ressaltei isso em oportunidade na Assembleia, quando tivemos a participação dele naquela sabatina quando o conselheiro André Carlo estava prestes a assumir o cargo. Com certeza ganha muito com a posse dele o Tribunal e o povo paraibano.”

O parlamentar também comentou o empenho em dar celeridade aos projetos encaminhados pelo Poder Executivo, reforçando sua parceria com o governo do Estado: “O governador Ricardo Coutinho tem feito um trabalho voltado para os demais setores da administração estadual. Ele esteve na ALPB ontem, e ouvimos sua fala, a mensagem do Governador, e percebe que a Paraíba está em boas mãos e nós temos avançado muito. E eu aproveitei a oportunidade de ontem pra dizer que a Assembleia continuará sendo uma grande parceira do povo paraibano contribuindo dando celeridade nas votações, sobretudo naquelas votações encaminhadas pelo Poder Executivo, para manter esse ritmo, esse ritmo é bom para a Paraíba.”




Assessoria