quinta-feira, 15 de setembro de 2016
Perícia descarta falha mecânica em ônibus que atropelou e matou três
Está descartada a possibilidade de falha mecânica no acidente envolvendo o ônibus de transporte público que deixou três mortos e seis feridos no domingo (11) no Centro de João Pessoa. Após exames técnicos da equipe de perícia do Instituto de Polícia Científica (IPC) realizados na manhã desta terça-feira (13), ficou confirmado que o ônibus urbano envolvido no atropelamento não apresentava nenhum problema mecânico no dia do acidente.
Foram verificados o sistema de direção, freios e suspensão do veículo com ajuda de mecânicos da Unitrans, empresa proprietária do veículo. O gerente operacional de criminalística, Marcelo Burity, mesmo com o descarte da falha mecânica, o IPC ainda aguarda imagens da câmera de segurança de dentro do ônibus e de exames médicos feitos no motorista envolvido no acidente para chegar a uma conclusão da causa do acidente.”O laudo principal deve levar em torno de 30 dias. Os complementares, uns desses feitos nesta terça, em torno de 10 dias. Feito isso, a gente junta tudo e elabora o laudo final”, comentou.
O delegado Deusdeth Leitão, da delegacia de Acidentes de Trânsito, acompanhou o trabalho do IPC na manhã desta terça. “O que o motorista disse na oitiva foi que deu um apagão e que por isso perdeu o controle do ônibus. Foi feito um exame de etilômetro e deu zero. Solicitiamos ainda os exames de alcolemia e o toxicológico, estamos aguardando o resultado”, disse o delegado. O exame no veículo envolvido no atropelamento durou cerca de uma hora e meia. Um dos dois peritos criminais responsáveis pela análise no ônibus da linha 3200-Circular explicou que algumas peças vão ser retiradas para análises mais cuidadoas.
Segundo o perito criminal Robson Félix, se preciso a equipe vai recolher peças do veículo para exames em laboratório. “A perícia é realizada em várias etapas e até agora não temos uma conclusão”, disse.
Video Player
Error loading this resource
Ferida não sabe que marido e neta morreram
Nesta terça-feira, uma das duas vítimas que seguem internadas por conta do acidente, Maria de Lourdes Nascimento, de 51 anos, foi transferida do Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa para um hospital particular da capital paraibana. O acidente registrado na Rua Almeida Barreto, no Centro de João Pessoa, matou três pessoas, sendo que duas delas eram avô e neta, e deixou seis feridos por volta das 13h de domingo. O coletivo invadiu a calçada após o motorista passar mal e perder o controle do veículo. Morreram atropeladas no acidente Francisco Vitorino, de 72 anos, Ana Larissa Silva Nascimento da Costa, de 8 anos, e um terceiro homem não identificado.
Em nota divulgada no domingo, ainda no dia do acidente, a Unitrans havia informado que o ônibus urbano era novo e só tinha três meses de uso. Tinha sido um dos veículos entregues em junho deste ano, no programa de renovação de frota. No comunidae, a empresa de transporte público adiantou que a causa do acidente teria sido um mau súbito que havia acometido o motorista. Ainda conforme a Unitrans, o motorista trabalhava na função há cerca de quatro anos e nunca tinha se envolvido em nenhum acidente.
O genro de Maria de Lourdes e de Francisco Vitorino, Kléber Barros, explicou que a sogra ainda deve passar por duas cirurgias no braço. Ele explica que, por orientação médica, a família ainda não contou detalhes do acidente. “Fomos orientados a não dar explicações sobre o acidente por enquanto. Ela está consciente, perguntou do marido, mas não sabe que ele e a neta morreram. Vamos contar após os processos cirúrgicos restantes”, comentou.
Ainda segundo Kléber Barros, Maria de Lourdes passou por uma cirurgia no fêmur direito e vai ser submetida a outras duas no braço esquerdo. “Ela viu que tinha um homem ao lado dela no hospital, mas não sabia se era o marido. Estamos aguardando os procedimentos para contar tudo a ela”, explicou o genro. Na tarde de segunda-feira (12), o marido e a neta de Maria de Lourdes foram enterrados no cemitério São José, no bairro de Cruz das Armas, na capital paraibana.
Imagens de câmera de segurança
Imagens gravadas por câmeras de segurança flagraram o momento em que o ônibus da linha 3200-Circular invade a calçada da Rua Almeida Barreto, no Centro de João Pessoa, bate nos prédios do local e derruba um poste. A gravação foi feita por câmeras de um estabelecimento comercial da rua no início da tarde de domingo (11).
Nas imagens, três pessoas que estavam na calçada entram em um dos prédios segundos antes do impacto e conseguem sair ilesos. As imagens foram divulgadas pela TV Cabo Branco nesta segunda-feira (12). Uma nova gravação, de uma outra câmera, flagrou o acidente de um ponto mais distante. É a primeira em que mostra, ainda que em baixa qualidade, as vítimas sendo atingidas pelos coletivo.
G1PB