sábado, 27 de agosto de 2016

Tumulto no presídio do Roger deixa três presidiários e um agente feridos


Três presidiários e um agente penitenciário ficaram feridos durante um tumulto na madrugada desta quinta-feira (25) na Penitenciária Flósculo da Nóbrega, o Presídio do Roger, em João Pessoa. De acordo com a gerência do Sistema Penitenciário, a confusão começou depois que um pacote foi jogado para dentro da unidade e os guardas das guaritas evitaram que os detentos o recolhessem.

Segundo o gerente executivo do Sistema Penitenciário, Sérgio Fonseca, quando os agentes impediram que presos pegassem o pacote, que teria drogas e celulares, eles se rebelaram e teve início o tumulto. “O Gpoe [Grupo Penitenciário de Operações Especiais] e foi preciso efetuar disparos de balas de borracha para controlar a situação”, afirmou.

Na confusão, três presos foram baleados. Um deles foi atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ainda no local e não precisou ser levado ao hospital. Os outros dois foram encaminhados para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa. Um agente foi atacado por uma garrafada, também ficou ferido, e precisou ser levado para o hospital.

De acordo com o boletim divulgado pela unidade, na manhã desta quinta, um deles, ainda não identificado, foi baleado na cabeça e está em situação grave. O outro, de 19 anos, foi atingido na orelha e está internado em estado regular. Segundo o boletim do Trauma, o homem tem 36 anos e está internado com quadro clínico regular.

A gerência do Sistema Penitenciário garantiu que apenas armas não letais foram usadas na ação de contenção do tumulto. Na manhã desta quinta-feira (25), a situação no Roger já estava tranquila e não havia sequer reforço na segurança da unidade.





G1PB