segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Aeroporto Castro Pinto completa 59 anos de operação


O Aeroporto Internacional de João Pessoa Presidente Castro Pinto completa 59 anos de operações neste sábado (20). Com capacidade de 2,3 milhões de passageiros ao ano, o terminal liga a capital paraibana a aeroportos de quatro estados e do Distrito Federal Localizado no município de Bayeux (PB), o terminal fica a 11 quilômetros do centro de João Pessoa e tem, em média, 19 voos diários, atuando com as companhias aéreas: Azul, Gol, Avianca e Latam. “O aeroporto é importante para o desenvolvimento do estado, destacando-­se como um equipamento fundamental para o incremento do turismo da região” , afirmou o superintendente David de Oliveira.

O Castro Pinto atualmente tem voos para os aeroportos de Campinas e Guarulhos (SP), Galeão (RJ), Confins (MG), Recife (PE) e Brasília (DF). Inaugurado em 1957, o Comando da Aeronáutica construiu o antigo terminal de passageiros e a pista do aeroporto em conjunto com o governo estadual, e instalou um Destacamento de Proteção ao Voo para coordenar e oferecer segurança ao tráfego aéreo local, sendo denominado como Aeroporto Santa Rita.

Em 2 de agosto de 1960, o então presidente Juscelino Kubitschek sancionou a Lei 3.795, na qual mudava o nome “Santa Rita” para Presidente Castro Pinto. A escolha do nome foi dada em homenagem ao político João Pereira de Castro Pinto, que foi governador da Paraíba de 1912 a 1915. A denominação de “presidente” se deve ao costume da época, em que os governadores de estado eram chamados desta forma. O Aeroporto de João Pessoa passou a ser administrado pela Infraero em 1979.





JP Online