Através da página do facebook do Paraíba Urgente (PU), foi publicado nesta quarta-feira (06) um desabafo, atribuído ao Policial Militar que foi flagrado em vídeo agredindo um idoso na cidade de Sapé. Na ocasião, o PM se defende das acusação de agressão ao idoso e denuncia edição de vídeo que não mostra o início da confusão.
O fato ocorreu durante os festejos, no município de Sapé, no último final de semana, e ganhou imensa repercussão nas redes sociais e nos sites paraibanos e até a nível nacional.
VEJA O DESABAFO NA ÍNTEGRA PUBLICADO NA PÁGINA DO PARAÍBA URGENTE PU
Estou mal sim. Pq? Fui julgado e condenado, e chamado de tudo de ruim q vc possa imaginar, desde moleque à bandido fardado, por conta de um vídeo q mostra uma ação truculenta e atípica da minha parte contra um suposto idoso. Infelizmente o cara q fez o vídeo não tolera nem um pouco a polícia militar, tendo em vista q fez 2 edições na filmagem, a ponto de colocar toda a sociedade contra nós, ele teve êxito no q produziu.
1) o vídeo não mostra o começo da situação, onde o idoso (como posso descrever esse idoso? Bem…andar apressado, corpo ereto, raivoso e exaltado, corpo firme, de voz alta e alterada. Considero idoso aquele Sr de passos lentos , corpo ligeiramente curvado, q até mesmo qd está raivoso ñ fica tão exaltado, musculatura flácida e q quando altera sua voz, ñ sai tão boa) passa apressadamente e semblante furioso com uma faca (serra) na mão em direção aos seguranças do evento dizendo q iria furar uma pessoa dentro da festividade, nesse momento o segurança nos avista e grita por nós, saímos da vtr e qd nos aproximamos perto da situação o “idoso” arremessa a faca no tórax de outro segurança, q felizmente é atingido com o cabo da faca, em seguida o “idoso” novamente se agacha pra pegar a faca e é então q tomo a faca de sua mão e começo a envergar a lâmina ( O VÍDEO COMEÇA A RODAR APARTIR DAQUI) e o “idoso” sai rapidamente dizendo q voltaria com outra faca pra furar alguém , e eu envergando a faca falo pra ele q não volte com outra senão levará choque, momento em q quebrou a faca e cai da minha mão a lâmina e o cabo, eu piso na lâmina e o “idoso” se vira pra mim e manda eu me fuder, eu já irritado pego o cabo da faca no chão e jogo nele (ASSUMO Q ERREI , POIS NÃO É CONDUTA ADEQUADA DE UM POLICIAL).
Ele se vira e me chama de FILHO DE RAPARIGA em alto e bom som, nessa hora observo q o cabo da faca q joguei e estava próximo a ele, reflete a luz do poste (PEDAÇO DA LÂMINA Q FICOU NO CABO DA FACA) então me adianto e o “idoso” como estava mais perto, se agacha e pega o cabo com o pedaço da lâmina e eu golpeio ele com o cassetete na intenção q solte o cabo, porém o “idoso”(TEM FORÇA NA MÃO, A PONTO DE MESMO COM UMA PANCADA DE CASSETETE Ñ SOLTA O CABO) ñ solta e qd me agarro com ele , o mesmo desfere um golpe nas minha costelas com o cabo da faca e o pedaço da lâmina, felizmente o pedaço da lâmina não ficou grande o suficiente para perfurar, mais poderia cortar se tivesse atingido um local do corpo sem proteção , por exemplo o pescoço.
Daí em diante o sargento e o cabo vão em cima pra me ajudar a conter o “idoso” agressivo e violento e mais uma vez perco a compostura por forte emoção e desfiro um chute( ERREI NOVAMENTE) contra ele , o sargento da voz de prisão e ao tentar virar o braço dele pra pôr as algemas (A PARTIR DESSE PONTO HÁ UM CORTE NO VÍDEO, UMA EDIÇÃO) o “idoso” ñ acata a voz de prisão e consegue soltar o braço q eu tentava imobilizar e se agarra em minhas pernas com muita força vindo eu a perder o equilíbrio e cair ao chão, mais uma vez os companheiros me ajudam a virar os braços do “idoso” para trás e algemá-lo ( NESSE PONTO O VÍDEO RETORNA , É FEITO A EMENDA).
O “idoso” é preso e colocado na vtr e conduzido à delegacia. Foi feito um TCO por desacato e resistência a prisão. Depois descobrimos de onde o “idoso” tirava tanta força, chegou a informação q ele tomava remédio tarja preta e misturava com bebida alcoólica, também chegou a informação q ele já tinha outras passagens na delegacia por motivos semelhantes ao ocorrido com nossa guarnição, no caso, desacato e arremessar pedras e paus nos policias e viaturas.
Por fim, fui julgado e condenado pela sociedade hipócrita e nojenta que só valoriza o policial qd precisa dele, e se, ele resolver o caso, pois se não resolver continua desvalorizado. Não quero dizer q as 2 atitudes minhas citadas (ARREMESSAR O CABO DA FACA E O CHUTE) foram corretas, claro q não foram, nesses momentos agi por emoção e não pela razão, mais o principal foi evitado e o desprezível cinegrafista preferiu não mostrar: UM POSSÍVEL HOMICÍDIO OU UMA GRAVE LESÃO CORPORAL EM UM CIDADÃO QUALQUER Q ALI FOI PRA SE DIVERTIR. PODERIA TER SIDO O CINEGRAFISTA O ALVO, A VÍTIMA. MAIS, NOSSA GUARNIÇÃO ENTRE ACERTOS E ERROS EVITOU UM MAL MAIOR.