sexta-feira, 1 de julho de 2016

Jovem que sumiu após abordagem da PM é achado na Sé; 'Aliviado', diz pai


Ele tem dificuldade para falar e está com ferimentos pelo corpo.
Policiais militares foram identificados e serão investigados, diz secretário.
O casal Adriano dos Santos e Fernanda Araújo encontrou o filho Wallace Araújo Souza, 18 anos, na tarde desta sexta-feira (1º), atrás da Catedral da Sé, no Centro de São Paulo. O jovem estava desaparecido desde sábado (25), após ser abordado por policiais militares na região de Heliópolis, na Zona Sul de São Paulo. A mãe dele procurou a Corregedoria da Polícia Militar para reportar o ocorrido.

"Estamos aliviados porque ele está vivo, mas ele está feridonas costelas, braços e cabeça", disse o pai ao G1. Segundo ele, o filho tem dificuldades para falar desde que sofreu um atropelamento aos 9 anos, perdendo parte do crânio. "Ele não conseguia falar direito e nem pedir ajuda", disse Adriano, que é coletor de lixo.

Os pais levaram o filho para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde pestaram depoimento nesta sexta-feira. "Ainda não fomos ao IML fazer o exame de corpo de delito", disse Adriano.

Mágino Alves, secretário da Segurança Pública de São Paulo, disse na tarde desta sexta-feira que a polícia estava procurando pelo jovem. "Todos os policiais envolvidos nessa ocorrência já foram identificados pela Corregedoria". Segundo ele, os PMs podem ser afastados. "Nós vamos apurar a conduta desses policiais", afirmou Alves.

Em nota, a pasta confirmou que o jovem foi encontrado, mas não esclareceu detalhes da apuração do caso. A Polícia Militar foi procurada pela reportagem do G1 para se posicionar sobre o caso, mas não respondeu até a publicação desta reportagem.

Segundo Ariel de Castro Alves, membro do Conselho Estadual de Direitos Humanos (Condepe), o fato de os pais teem localizado o filho não exclui a necessidade de se apurar a conduta policial no caso. "Ainda precisamos saber o que aconteceu naquela noite. Dependendo das investigações, além do depoimento da vítima, mas também das testemunhas, os policiais podem até responder por tortura e sequestro do jovem."
Wallace Araújo Souza está desaparecido desde que foi abordado por policiais militares no sábado (25) (Foto: Reprodução/Site da Secretaria de Segurança Pública)

De acordo com ele, abordagem policial foi registrada por uma câmera de segurança. "Já identificamos os policiais que aparecem no vídeo. Estão sendo ouvidos na Corregedoria [da PM]. A polícia está fazendo diligências para localizar o Wallace. Nós estamos efetivamente procurando o Wallace.

O secretário disse ainda que caso é isolado. "Não é um caso de confronto. É um caso absolutamente diferente dos outros. É um caso que está no início da apuração. Nós estamos procurando esse rapaz. Ele já teve um histórico de desaparecimento em outras oportunidades. Independentemente de encontrá-lo, já estamos investigando a conduta dos policiais".


Do G1 São Paulo