domingo, 5 de junho de 2016

Paciente com parada cardiorrespiratória é resgatado pelo Acauã no São João de Campina


Uma ação rápida com uso do Acauã, helicóptero da Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba, resgatou um homem que teve complicações cardiorrespiratórias, na manhã desse sábado (4), durante os festejos juninos no município de Galante, região metropolitana de Campina Grande. João Cândido da Silva, 75 anos, foi encaminhado para o Hospital de Trauma de Campina.

A ocorrência, que envolveu a equipe do Grupamento Tático Aéreo (GTA) e o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), aconteceu às 11h30, na BR- 230. De acordo com o capitão Rodrigo Cavalcanti, comandante de Operações Aéreas, o Samu entrou em contato com a equipe do GTA. “De imediato nos deslocamos para o ponto indicado, na rodovia federal, a fim de resgatá-lo e encaminhá-lo para o Hospital de Trauma de Campina Grande, o que aconteceu em nove minutos. Agora o paciente está na UTI”, afirmou.

Helicóptero – O Acauã tem uma autonomia de três horas e meia de voo, podendo atingir uma velocidade máxima de 130 nós, o equivalente a 280 quilômetros por hora. Quanto ao espaço, a capacidade é para até sete pessoas e ainda equipamento, armamento e suprimento, além da possibilidade de carga externa de até uma tonelada. Para resgate, são transportadas, além dos pilotos, a vítima em uma maca, um médico e um paramédico.