sexta-feira, 10 de junho de 2016

Alhandra deixa de receber recursos para investir na educação por falta de transparência


A cidade de Alhandra, localizada no litoral sul do estado, e uma das mais ricas da região, está deixando de receber recursos para investir na educação por falta de transparência na informação de dados. Ou seja, a prefeitura estava gastando o dinheiro que deve ser investido na Educação dos seus munícipes, mas, não informou exatamente como, onde, ou com o que estava sendo gasto o valor repassado. Além de Alhandra, outros 47 municípios aparecem na lista da falta de transparência do Sistema de Informação sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope).

Os municípios que não transmitiram as informações já estão inseridos no Servido Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (Cauc). Assim, as transferências voluntárias que precisam de celebração de convênios, acordos, ajustes já foram suspensas. As informações são da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Mesmo em período de crise financeira e de queda nos repasses do Governo Federal, esses 48 municípios paraibanos deixam de receber recursos que ajudariam e muito na educação. Dos 223 municípios paraibanos, 22,51% estão com as transferências voluntárias na área de educação suspensas por não terem transmitido as informações dos gastos em educação referentes ao ano de 2015. O Siope recebe informações sobre o que estados e municípios investem em manutenção e desenvolvimento do ensino. Em todo o país são 940 municípios pendentes destas informações.

O sistema continua aberto para que os gestores municipais repassem suas informações. A CNM alerta que é importante que os prefeitos não encerrem seus mandatos com essa pendência. Para se regularizar, basta fazer o download da versão 2015 do sistema. Os gestores que estiverem com dificuldades para obter a senha de transmissão de dados ao Siope – inclusive na hipótese de extravio ou bloqueio – devem solicitá-la através do secretário de Educação ou responsável por órgão equivalente.

O gestor deve apresentar um ofício lavrado em papel timbrado do ente governamental, assinado pelo secretário(a) de Educação (ou responsável por órgão equivalente), com indicação clara do nome completo, cargo, número do CPF e correio eletrônico do signatário do ofício ao FNDE. Depois, o documento deverá ser encaminhado para o e-mail senha.institucional@fnde.gov.br. Assim a senha será enviada pelo Atendimento Institucional do FNDE para o e-mail indicado no ofício.

Municípios paraibanos com pendência

Alagoa Grande

Alagoinha

Alhandra

Arara

Assunção

Bananeiras

Baraúna

Barra de Santa Rosa

Barra de São Miguel

Bom Jesus

Caaporã

Cruz do espírito santo

Cuité

Curral de Cima

Damião

Fagundes

Frei Martinho

Itabaiana

Juarez Távora

Juazierinho

Junco do Seridó

Juru

Livramento

Marcação

Marizópolis

Mogeiro

Montadas

Natuba

Parari

Pilar

Prata

Puxinanã

Queimadas

Riacho de Santo Antônio

Salgadinho

Santo André

São Domingos do Cariri

São João do Tigre

São José dos Cordeiros

São José dos Ramos

São Sebastião do Umbuzeiro

Sossêgo

Sousa

Tacima

Tenório

Triunfo

Umbuzeiro

Zabelê


CNM