terça-feira, 3 de maio de 2016

JP e CG vacinam cerca de 40% do público-alvo contra H1N1; campanha continua

Cerca de 100 mil pessoas já foram vacinadas em João Pessoa e Campina Grande contra o vírus H1N1, que causa a Gripe A. Os dados são das secretarias municipais de Saúde das duas maiores cidades da Paraíba. Em todo o estado, mais de 268,8 mil pessoas foram imunizadas contra. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, esse número representa 31,51% da meta. No estado, a população do grupo prioritário é de 946.103 pessoas.

Em João Pessoa, mais de 50 mil pessoas já foram imunizadas. A meta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é imunizar 124 mil pessoas, o que corresponde a 80% da população de 168 mil, considerada grupo de risco. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

Em Campina, foram vacinadas 31.508 pessoas, o que representa 38% do total de 82.898 mil campinenses que estão dentro dos públicos prioritários da campanha. A meta é vacinar pelo menos 80% desse público. Como o Município só recebeu do Ministério da Saúde 53 mil doses, a vacinação é concentrada nos Centros de Saúde e Policlínicas.

Fazem parte dos grupos prioritários da campanha gestantes, trabalhadores da saúde, mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias, as crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade, idosos com mais de 60 anos, detentos e trabalhadores do sistema prisional, doentes crônicos, população indígena e jovens de 12 a 21 anos de idade cumprindo medida socioeducativa.

A vacina protege contra três tipos da gripe, incluindo a H1N1, e tem eficiência comprovada de mais de 60%, o que não permite que as pessoas deixem de continuar se prevenindo.

A campanha segue até o dia 20 de maio e os grupos considerados de risco devem procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) e Centros de Saúde mais próximos de sua casa para tomar a dose.

Com Portal Correio