quinta-feira, 31 de março de 2016

Servidores da saúde realizam ato e se acorrentam na Câmara Municipal de João Pessoa


A presidente do Sindsaúde, Wanda Celi, se acorrentou durante manifestação no plenário da Câmara Municipal de João Pessoa nesta quinta-feira (31) (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Os servidores da saúde de João Pessoa realizaram uma manifestação na manhã desta quinta-feira (31) no plenário da Câmara Municipal de João Pessoa. Entre as reinvindicações da categoria, está a inclusão da Gratificação de Desempenho de Produção (GDP) no período de férias. Durante a manifestação, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Públicos em Saúde (Sindsaúde), Wanda Celi, se acorrentou ao plenário.

“Isso é uma resposta pelo descaso que a prefeitura vem tendo nos últimos anos com os profissionais da saúde. Para eles, só existe na categoria os médicos. Nós somos uma equipe multidisciplinar e queremos ter os mesmos direitos que os médicos têm”, explica Wanda.

Em nota, a Secretaria de Saúde do município informou que a negociação com a categoria vai ser feita nos mesmos termos usados com o Sindicato dos Médicos: “se dará por meio de portaria regulamentatória, estabelecendo princípios, composição e prazos de resolução; será regrado pela transformação das gratificações de natureza indenizatória para natureza salarial”. A nota ainda diz que “a complexidade da proposta requer tempo” e a mesa de diálogo deve começar a partir da segunda quinzena de abril.

No dia 23 de março, a categoria também realizou uma manifestação no plenário. Os servidores pediam que a casa intermediasse a negociação salarial com a gestão municipal. Após uma discussão com os vereadores, foi encaminhada uma discussão sobre o assunto durante uma audiência marcada para esta sexta-feira (1º).

A pauta dos servidores inclui pagamento da Gratificação de Desempenho de Produção (GDP) no período de férias, o vencimento base que, segundo eles, não vem sendo pago, e o pagamento de retroativos referentes meses entre janeiro e março. À época, a presidente do Sindsaúde informou que existe um projeto na Câmara que beneficia apenas os médicos.

Segundo a nota da Secretaria de Saúde, “para avaliar as reivindicações, técnicos da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) realizam estudo atuarial para incorporação dos valores de gratificação de todas as categorias profissionais representadas pelo SindSaúde, estudo de impacto financeiro na folha de pagamento e de impacto previdência no fundo de aposentados do município, para que todos os profissionais de saúde tenham o mesmo tratamento, obedecendo aos critérios que forem de comum acordo”.