terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Virose da mosca em Pernambuco Em Petrolina, no Sertão de Pernambuco,


Virose da mosca em Pernambuco
Em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, após as chuvas, aumentou a proliferação das moscas. O alto número tem causado incômodo a população, já que os animais estão em todos os lugares e ainda podem transmitir doenças gastrointestinais.
No Residencial Nova Petrolina, a vendedora Jucileide Lima tenta afugentar as moscas com uso de inseticidas. “Todo o dia eu uso um frasco e só combate durante o dia, porque até a noite tem muita mosca”, relata. Já o cabeleireiro Luiz Melquesedeques da Silva disse que encontrou uma maneira natural para tentar resolver o problema com as moscas, usando ingredientes como o limão e cravo da índia. “O veneno atinge a gente um pouco, mas esse produto, não faz mal para a nossa saúde”.
O biólogo Adauto Almeida Neto orienta sobre alguns cuidados importantes para evitar a infestação das moscas dentro das casas. “O lixo deve ficar acondicionado, é preciso manter a limpeza dos ambientes dentro da cozinha e refeitórios. Além disso, os ambientes que tiverem animais, currais e pastagens devem ser preservados de forma adequada”, explica.
A moscas transmitem doenças, porque elas espalham microrganismos por onde passam. De acordo com o médico Aristóteles Cardona, os principais sintomas são diarreias, dores de barriga, vômitos e náuseas. “Viroses podem ser transmitidas por insetos como a mosca, são doenças do trato intestinal, que podem causar sintomas associados a perda de líquido com diarreias e vômitos, por isso é indicada a ingestão de água e sucos, para repor a água do corpo”, esclarece.


Do: g1.globo.com / Foto: Ilustração