Os alvos são investigados pela prática de crimes como homicídios, roubos, furtos, tráfico de drogas, associação para o tráfico, corrupção de menores, comércio ilegal de armas de fogo, delitos praticados tanto em Cajazeiras-PB, quanto na região circunvizinha. O Grupo Tático Especial – GTE- foi o responsável pela investigação policial que culminou com a deflagração da operação. Os trabalhos investigativos perduraram por cerca de seis meses.
As investigações apontaram que esses indivíduos são responsáveis pelos últimos 15 homicídios ocorridos na cidade de Cajazeiras-PB, tendo como principal motivo a disputa por territórios para venda de entorpecentes.
A operação da Polícia Civil, que conta com a participação de 96 policiais, está ocorrendo nas cidades de Cajazeiras-PB, São José de Piranhas-PB, Bonito Santa Fé-PB, Sousa-PB, Patos-PB, Campina Grande-PB e Juazeiro do Norte-CE.
O nome da operação é uma referência à arma de fogo, calibre .50, armamento de alta potência, fato que guarda semelhança com os efeitos da ação policial que tem a missão de efetuar a prisão de mais de 50 pessoas, em vários municípios.