quinta-feira, 11 de abril de 2019

Após casos de malária, moradores do Conde devem evitar doar sangue


Após confirmados dois casos de malária no município do Conde, Litoral Sul da Paraíba, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) orienta que os moradores da cidade evitem doar sangue por um período de um ano. Apesar do estado não ser uma área endêmica, ações de combate à malária vêm sendo desenvolvidas na localidade.

Nesta quarta-feira (10) deve acontecer uma ação de educação em saúde, com divulgação das informações de sintomas iniciais da doença. Na quinta-feira (11), às 9h, haverá um manejo clínico com uma infectologista direcionado para médicos e enfermeiros do município, com o objetivo de detectar e conduzir casos de malária.

No âmbito estadual, a secretaria vem disponibilizando técnicos qualificados para a ação de busca ativa de novos casos, realizando capacitação dos profissionais do Conde para técnica do teste rápido e coleta de lâminas. Até o momento, os resultados têm sido negativos. Também foi realizada uma busca na casa onde residem venezuelanos no município, mas os testes também foram negativos.

De 1994 a 2018, foram notificados, na Paraíba, 175 casos suspeitos de malária. Destes, 70 são de pacientes residentes na Paraíba e todos foram registrados como casos importados, ou seja, pessoas que se deslocaram para regiões endêmicas, foram infectadas e retornaram para o estado de residência. Nenhum óbito foi registrado.