quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019
Polícia Militar vai atuar para afastar transporte clandestino dos terminais de passageiros na Capital e Campina
A atuação de motoristas de transporte clandestino foi motivo de reunião entre o Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB) e comandantes da Polícia Militar, quando a diretoria solicitou uma participação mais efetiva da corporação para proibir a atuação indiscriminada desses condutores junto aos passageiros de ônibus nos Terminais de João Pessoa e Campina Grande. Diariamente, eles invadem o ambiente das bilheterias tentando seduzir passageiros que vão viajar para diversas cidades do interior, especialmente, Campina Grande, Patos, Sousa, Cajazeiras, Guarabira, Bananeiras, Solânea e Areia.
A reunião, realizada no gabinete da Superintendência, foi comandada pelos Diretores de Planejamento e Transportes, e Administrativo e Financeiro, respectivamente José Arnaldo Souza Lima e Filipe Braga de Brito Maia, tendo a participação dos comandantes de batalhões da Polícia Militar: coronel Arilson Valério, de Campina; tenente coronel Cristovão Lucas, do 1º Batalhão, em João Pessoa, e do major Humberto Germano Leite, comandante da Companhia Rodoviária Estadual (BPTran), além de outros gerentes do DER.
Em nome da diretoria, José Arnaldo fez uma explanação geral sobre a atuação dos motoristas clandestinos dois terminais, causando transtornos e prejuízos para as empresas regulares de ônibus, que oferecem conforto e segurança aos seus usuários, pagam seus impostos e taxas em dia, enquanto que o transporte clandestino cobra o mesmo valor da passagem e não oferece qualquer segurança aos seus usuários.
“A ação dos clandestinos tem causado prejuízo para a empresa concessionária dos dois terminais, a Socicam, deixando de arrecadar as taxas que lhe cabem”, acrescentou o diretor.
Ele afirmou, ainda, que existe a possibilidade da empresa cancelar a concessão, o que seria prejudicial para o DER, que teria de fazer nova licitação pública.