Imagem Ilustrativa
Construtores da Paraíba farão uma mobilização pacífica no próximo dia 25 de outubro, em João Pessoa, para chamar atenção da Caixa Econômica Federal sobre o problema da falta de dotação financeira para a confecção dos contratos de cartas de créditos já aprovadas. Outros seis estados também farão um ato público.
A concentração começa a partir das 9h na Praça da Independência de onde o grupo sai em direção à Caixa Econômica Federal (CEF), na Avenida Epitácio Pessoa. De acordo com os construtores, a situação vem ocorrendo desde setembro. A categoria informou que contratos estão parados e que clientes com documentação pré-aprovada não conseguem assinar os contratos com a Caixa.
“Estamos passando uma dificuldade grande em relação a assinatura de contrato. Os clientes que já estão com a carta de crédito aprovada, desde o final de setembro e até agora, não recebemos nenhuma posição do problema, nem nos dão uma posição sobre o assunto. Só meu são quatro contratos pendentes, mas tem muitos construtores em João Pessoa, que estão passando por isso também. Uma agência diz que é problema de sistema, já em outra é a falta de subsídio”, falou um construtor.
Conforme os construtores, a Caixa não está assinando novos contratos e isso pode provocar o fechamento de pequenas construtoras. Eles pedem uma posição do governo federal sobre a falta de recursos da Caixa direcionados ao benefício.
“A paralisação na liberação do benefício pode provocar o fechamento de pequenas construtoras e isso vai causar um desemprego grande, além de impossibilitar o contrato milhares de trabalhadores. Se não roda, o impacto é muito grande, toda a cadeia de produção é afetada, tanto os trabalhadores indiretos como diretos. Estamos com dificuldades para manter as obras porque não entra recursos”, disse um dos construtores.