O governo anunciou nesta quarta-feira (13) sua decisão de ampliar o benefício de saque do fundo PIS/Pasep para cotistas de todas as idades que trabalharam entre 1971 e 1988. A medida pode beneficiar 25 milhões de pessoas e injetar R$ 34,3 bilhões na economia. Se você pode se enquadrar nessa categoria, deve saber como consultar se você tem contas do fundo pela internet.
PIS
Esse fundo é destinado a trabalhadores de empresas privadas e fica depositado na Caixa Econômica Federal. O banco criou uma página destinada a isso, com o objetivo de auxiliar o usuário. Neste endereço você poderá ver se pode sacar, o valor a receber, datas, entre outras informações.
Ao entrar no site, há o menu e do lado direito um botão laranja “Consulte seu saldo”. Mas para consultar seu saldo é preciso informar data de nascimento e CPF ou NIS, que você encontra no Cartão do Cidadão, ?nas anotações gerais da sua Carteira de Trabalho antiga, na página de identificação da nova Carteira de Trabalho, ou no extrato do seu FGTS impresso.
Além disso, é preciso cadastrar uma senha que pede o NIS.
Se você tem o Cartão Cidadão:
a) Acesse aqui
b) Digite seu NIS.
c) Clique no botão “Cadastrar Senha”.
d) Clique no botão “Aceito”.
e) Informe a Senha Cidadão e a Senha Internet que quer cadastrar.
Se você não tem a Senha Cidadão:
a) Acesse aqui
b) Digite seu NIS.
c) Clique no botão “Cadastrar Senha”.
d) Clique no botão “Aceito”.
e) Preencha os dados e clique em “Confirmar”.
f) Cadastre a senha desejada e clique em “Confirmar”.
PASEP
Já o fundo Pasep é destinado aos trabalhadores do setor público e fica depositado no Banco do Brasil.
O banco também criou uma página para consultas, com o objetivo de auxiliar o usuário. Neste endereço você poderá ver se pode sacar, o valor a receber, datas, entre outras informações.
Para consultar o saldo, logo na página inicial, do lado direito, clique no botão amarelo. É preciso informar data de nascimento, CPF e número de inscrição do Pasep, disponível na carteira de trabalho. É possível, ainda, fazer a consulta em caixas eletrônicos, informando o CPF ou o número do Pasep.
Confira aqui o calendário de saques.
Paraiba.com