Os trabalhadores rurais do Assentamento Apasa, localizado no município de Pitimbu, no Litoral Sul paraibano, vão comemorar, da quinta-feira (10) até o sábado (12), os 23 anos de criação do assentamento pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).As festividades contam com o apoio da Prefeitura de Pitimbu e se iniciam na quinta-feira (10), às 19 horas, com uma missa na Capela São Pedro, na praça do assentamento.
Na sexta-feira (11), às 19 horas, será celebrado um culto evangélico pela Igreja Batista e, no sábado (12), a programação segue com um tradicional torneio de futebol no campo do assentamento, que deve ter início às 8 horas.
As comemorações serão encerradas na noite do sábado com shows das bandas Sedutora e Baby Doll a partir das 21 horas. A organização do evento é da Prefeitura Municipal de Pitimbu, com o apoio de sempre do prefeito Leonardo Barbalho.
Sobre o assentamento
Criado pelo Incra em 1995, o assentamento, distante cerca de 70 quilômetros de João Pessoa, é considerado uma das mais produtivas áreas de reforma agrária da Paraíba e possui uma área de 1.130 hectares, onde vivem e produzem 150 famílias agricultoras.
O Assentamento Apasa se destaca como uma das principais áreas produtoras de alimentos orgânicos, principalmente de hortaliças, do Litoral Sul da Paraíba, onde a produção geralmente é mais voltada para culturas como o inhame, a macaxeira e frutas.
As famílias do assentamento também produzem batata doce, milho, acerola, graviola, maracujá, côco verde e seco, mamão hawaí e formosa. Boa pare da produção tem como destino as Centrais de Abastecimento (Ceasas) de João Pessoa e de Recife.
Em 2008, os trabalhadores rurais assentados no Apasa conquistaram os Títulos de Domínio da terra, documento emitido pelo Incra que garante a propriedade da terra.
Contato: José Cândido Neto (mais conhecido como Folha) – (83) 99643-2696
Portal do Litoral