segunda-feira, 6 de novembro de 2017
Sem ter um Representante no litoral sul: Moradores e veranista de Jacumã reclamam da insegurança e de delegacia fechada no fim de semana
Em um dos municípios que mais se recebe turistas, veranistas e visitantes, principalmente nos finais de semana, não existe plantão de delegacia. Isso mesmo, na cidade de Conde, Litoral Sul da Paraíba a delegacia fecha as portas a partir da sexta e só reabre na segunda-feira. Para se fazer o registro de qualquer ocorrência as vítimas devem se dirigir até a cidade de Alhandra, que fica a cerca de 40 km de Jacumã, distrito de Conde.
Revoltados com a situação, moradores estão organizando um protesto e querem fechar mais uma vez a PB-018 para chamar atenção das autoridades da necessidade de se ter plantão na delegacia local.
“É um absurdo. Entraram na minha casa, levaram celulares, eletrônicos, carteiras, documentos e quando me dirigi para delegacia tentando registrar o boletim de ocorrência, me deparei com as portas fechadas. Liguei para a Polícia Militar que me orientou a ir pra Alhandra, pois o plantão do fim de semana é lá. Cheguei em Alhandra e o delegado não estava”, disse um morador que teve a casa invadida em Jacumã, neste fim de semana.
Outro veranista que teve a casa arrombada por bandidos, lamentou o abandono das autoridades policiais para o distrito que é o mais visitado da Paraíba. “Cheguei na minha casa e as portas estavam arrombadas, levaram tudo. Além do susto e sofrimento, vem o abandono das autoridades policiais que nos fazem percorrer cerca de 40 quilômetros para registrar a ocorrência. Eu não fui, não conseguia nem dirigir de tão nervoso que estava. Mas, é por isso que os índices da violência diminuem na Paraíba, pois toda dificuldade é imposta no sentido que não conseguimos registrar ocorrências e fica por isso mesmo”, disse.
Um morador afirmou que a falta de plantão policial nas delegacias não é de agora, mas acredita que é inadmissível a cidade de Conde não ter delegacias abertas no fim de semana. “Estamos nos reunindo para elaborar uma carta para ser entregue na Secretaria de Segurança com a assinatura de moradores e veranistas. Também vamos organizar um protesto pedindo a volta do plantão aqui em Jacumã ou no Conde”, finalizou.
O Portal do Litoral manteve contato com o delegado seccional, Aneilton Castro, ele confirmou que para atender as ocorrências dos finais de semana e também no período noturno das cidades de Pedras de Fogo, Conde, Caaporã e Pitimbu o plantão é centralizado na sede da seccional em Alhandra.