Empresários, moradores e comerciantes da Praia de Bela, que fica no município de Pitimbu, no Litoral Sul do Estado, realizaram uma mobilização neste sábado (25), em apoio ao projeto implantado pela prefeitura municipal que visa contribuir para a democratização dos acessos públicos às praias e garantir sua função socioambiental.
Com faixas e cartazes, o grupo ocupou uma das ruas que dá acesso a praia e disse ser favorável a Lei que disciplina o acesso dos ônibus às praias de Pitimbu. Umas das frases dizia que a Lei foi uma proposta do comitê Gestor do Projeto Orla, que conseguiu o apoio da Câmara e do prefeito Leonardo Barbalho.
Com o dinheiro arrecadado na primeira semana da validade da lei, a Prefeitura conseguiu instalar banheiros químicos, reforçar a segurança com a guarda municipal e disponibilizar mais garis para a limpeza das praias.
De acordo com o prefeito Leonardo Barbalho, a Lei que disciplina o turismo de massa nos 27 km de orla, o acesso, circulação e estacionamento de veículos de transporte de passageiros com a finalidade de excursão, foi bastante debatida com os vários segmentos da sociedade, inclusive com os comerciantes.
Também participaram do debate sobre a instalação da lei, o Ministério Público e os órgãos ambientais, assim como a própria gestão, ambos preocupados com o desordenamento que era motivo de reclamação de turistas e moradores, inclusive com uma degradação ambiental desenfreada.
A lei é válida apenas para transportes turísticos e grupos religiosos e de esportistas, dentre outros, têm garantida a isenção do pagamento da taxa de 200 reais. Ou seja, os transportes turísticos que cobram taxas para levar as pessoas até as praias.
Leonardo Barbalho afirma que a gestão não tem o interesse de prejudicar ninguém, mas não pode se omitir diante de uma situação que exigia que fosse feito urgentemente o ordenamento. O Projeto de Lei foi discutido durante a construção do Plano de Gestão Integrada do Projeto Orla com todos os segmentos da sociedade.
“Aos poucos conseguiremos mudar essa visão. Ter mais condições de pagar horas extras aos nossos garis, comprar equipamentos e educar quem precisa de educação ambiental. Evidentemente está sendo difícil, mas com a cooperação de todos, nossa praia mudará neste aspecto. Educar é difícil, mudar é difícil, tudo no começo é difícil, porém, tenho certeza que muito em breve quem ganhará com tudo isso, será a nossa Pitimbu. A nossa praia que amamos e os próprios turistas”, finalizou o prefeito.
