terça-feira, 21 de novembro de 2017

Em Alhandra Prefeito da cidade na mira do povo: Em sessão tumultuada, população de Alhandra faz protesto na câmara de vereadores


A sessão começou com o Presidente da Casa, vereador Valfredo José (PT), pedindo calma ao plenário e a galeria, pois antes mesmo da sessão iniciar já havia acontecido discursos calorosos entre expectadores da galeria.

Durante a sessão, os vereadores de oposição se revezaram no plenário alegando que tem o objetivo de que as contas do prefeito Renato Mendes (DEM) e do ex-prefeito Marcelo Rodrigues (PMDB), devem ser postas em votação pelo plenário da casa, como manda a constitucional.

Renato Mendes tem contas reprovadas pelo TCE, e tem a maioria na casa de Manoel Torres, inclusive a mesa diretora da casa, o que impede a colocação das contas para votação, por esse motivo a população decidiu se reunir aos vereadores de oposição e exigir da mesa diretora que coloque em pauta as contas do prefeito Renato Mendes e respectivamente as contas de Marcelo Rodrigues.

Marcelo Rodrigues é ex-prefeito de Alhandra e não tem contas reprovadas pelo TCE, porém tem a minoria na câmara de vereadores, impedindo que as contas sejam colocadas em pauta para dar a definição final do parecer do TCE que aprovou suas contas.
João Sufoco defende Renato Mendes.



Os vereador Líder do Governo, João Ferreira (PHS), disse ter posse de um documento que inviabiliza a mesa da casa colocar as contas de Renato Mendes para análise do plenário, pois segundo ele, o TCE deu um prazo de mais 60 dias para que o prefeito mostre contra-prova. A Redação deste portal solicitou ao vereador esse documento para publicação, porém não fomos atendidos.
Edielson Nunes defende a votação das contas do prefeito e ex prefeito.



O vereador Edielson Nunes (PMDB) afirmou que as contas em questão estão na casa desde a última presidência, e que não é fato novo, que já deveria ter sido votada, porque segundo o regimento interno da câmara, após o parecer do TCE a câmara tem até 60 dias para dar o seu parecer.
População pede a votação das contas do prefeito e ex-prefeito.



Os populares estavam de posse de faixas e cartazes, tanto na galeria quanto fora da câmara, e exigiram uma investigação e punição severa para Renato Mendes por ter contas reprovadas, problemas com o TCE é o TJPB.

“Eu sou de Alhandra, aqui só tem gente de Alhandra, e a gente só quer que a lei seja cumprida, não tem essa de passar a mão na cabeça de ninguém não, se é pra ser certo, vamos ser com todo mundo, eu quero que as contas de Marcelo e de Renato seja votada pra mostrar que em Alhandra tem lei.” Disse José Antônio, popular que se fez presente na sessão.

O presidente da Câmara informou que em tempo oportuno se pronunciará sobre as contas do prefeito Renato Mendes e do ex-prefeito Marcelo Rodrigues.
Líder da oposição exigi uma posição do mesa diretora da câmara.



“O que queremos é que a lei seja cumprida, que o regimento seja respeitado, e que os culpados por crimes contra o erário sejam punidos, seja ele qual for, é por isso que o povo abraçou a causa, porque o povo não aguenta mais a impunidade e a farra com o dinheiro público.” Alegou o vereador Líder da Oposição, José Gomes (PCdoB).

Apenas a câmara pode dar a palavra final quanto a tomada final de contas de um prefeito, é uma garantia dada pelo STF.
Redação Litoral.News – Política

G8PB

Fotos: Litoral.News