sábado, 7 de outubro de 2017

Após remoção de barracas em Jacumã, Defesa Civil de Conde alerta para risco de acidentes




A Prefeitura Municipal do Conde, cidade da Grande João Pessoa, emitiu uma nota oficial nesta sexta-feira (6), através da Coordenadoria da Defesa Civil, informando que a praia de Jacumã, uma das que compõem o litoral do município, está imprópria para banho neste fim de semana, bem como para a prática de desporto aquático, em decorrência da remoção, até esta sexta, por determinação da Justiça, de barracas instaladas à beira-mar. No texto divulgado, a Defesa Civil também alerta a população para o risco de acidentes na Orla de Jacumã.

Nas últimas semanas, a Capitania dos Portos da Paraíba vinha lançando alertas recorrentes sobre ressacas e marés altas. A média das ondas neste período é de 3 metros. Além do problema com a maré forte, segundo a Prefeitura Municipal do Conde, existe há cerca de 20 anos um processo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para a desocupação das barracas que se encontram em uma área da União (beira-mar) e, por conta de decisões judiciais não cumpridas durante os mandatos anteriores, a atual gestão se viu na obrigatoriedade de realizar a desocupação sob a pena de ter que pagar R$ 1 mil por dia em caso de descumprimento.

Realocação de barracas

A Prefeitura do Conde disse que há a previsão da construção de um calçadão por parte do governo do Estado e o intuito é que os proprietários das barracas à beira-mar sejam realocados. A gestão informou que serão construídos quiosques, mas não deu detalhes sobre prazos ou projetos.
















Portal do Litoral com Portal Correio