quinta-feira, 14 de setembro de 2017
Indiciado por estelionato e falsificação, vereador continua exercendo o mandato em Soledade
O vereador Osório Guedes Policarpo Neto, do município de Soledade, no Sertão do estado, foi indiciado pela Polícia Civil da Paraíba pelos crimes de estelionato e falsificação de documento público. Apesar de responder criminalmente pelos delitos, o político continua no cargo, pois a Câmara de Vereadores não tomou a iniciativa de afastá-lo da função.
“O Ministério Público tem que dar agilidade a esse caso do vereador, é réu confesso e exerce um cargo importante pois a justiça não foi feita contra as atitutes despreziveis deste parlamentar”, disse um morador da cidade.
De acordo com a Polícia Civil, o político é suspeito de falsificar diplomas de graduação e especialização para fraudar certame público municipal. Aprovado no concurso em primeiro lugar para o cargo de pedagogo rural, o vereador, que foi eleito no último pleito, alcançou a aprovação pelas falsas titulações apresentadas, que foram utilizadas ainda no registro de sua candidatura.
Segundo o delegado Lamartine Lacerda, ele teria utilizado os diplomas também para o registro de sua candidatura. Em depoimento, o parlamentar confessou que falsificou os documentos.
Além dele, também foi indiciada Maria Eliane Guedes Marinho, que era representante das instituições de ensino que expediram os diplomas verdadeiros e que tiveram os dados dos reais alunos alterados. O procedimento, cuja celeridade foi exigida pelo Ministério Público diante da gravidade e comoção popular do caso, foi judicializado para as providências de praxe.