terça-feira, 25 de julho de 2017

Protesto em Ponte de Cupissura em Caaporã termina com um detido por dano ao patrimônio Público.

 Imagens: Oziel Tavares





A situação deplorável da Ponte de Cupissura, distrito da cidade de Caaporã, levou os moradores da localidade a realizarem um protesto nesta segunda-feira (24) bloqueando a passagem de veículos e incendiando pneus. A Ponte que fica numa rodovia de responsabilidade do Governo do Estado é engolida pelas águas sempre que chove na região e fica intransitável.

Porém, o que chamou atenção foram os atos de vandalismo de alguns participantes do protesto, um deles de posse de uma marreta começou a quebrar e destruir a ponte, ou seja, o que já estava ruim ficou ainda pior. Outros moradores que foram contra ao protesto acionaram a Polícia Militar que esteve no local e conduziu o “marretador” à delegacia de Caaporã, onde foi ouvido pelo delegado e vai responder pelo crime de Dano ao Patrimônio Público.

De acordo com o Capitão Kelton, comandante da 1ª CIPM, o detido foi identificado como Pedro José da Silva Filho, conhecdio como “Bebeto”. O capitão ainda informou que os demais vândalos que foram flagrados nos vídeos danificando a ponte devem ser convocados pelo delegado e serão também enquadrados no mesmo crime.

O delegado de Caaporã, Braz Morroni, informou que o preso se encontra na cadeia pública de Alhandra, onde aguarda audiência de custódia com a juíza de Caaporã.

Um morador se revoltou e lamentou que tenham feito do protesto um ato político e até sem saber que a responsabilidade é do Governo do Estado, através do DER. “O protesto é válido, mas sem envolver nome de prefeito, de deputado, aqui é para o povo e eu até fiquei impedido de trabalhar por causa desse vandalismo. Tinha gente dizendo que a prefeitura deveria reconstruir a ponte, sendo que a responsabilidade é do DER”, disse José Aquino.

O problema da Ponte do Rio Pitangas, em Cupissura, se arrasta por décadas, e alguns que protestaram no local eram ex-funcionários da gestão passada, do mesmo ex-prefeito que em cinco mandatos nunca buscou uma solução para a ponte e muito menos para as estradas que cortam a cidade.

O atual prefeito Kiko Monteiro em apenas sete meses de mandato, buscou ao lado do deputado Branco Mendes, a agilidade do Governo do Estado para solucionar o caso e o Departamento de Estradas de Rodagens da Paraíba (DER-PB), confirmou que será necessário a construção da Ponte e a licitação para o início das obras já está em andamento.

“O projeto já está pronto para construir uma ponte elevada sobre o Rio Pitangas, temos que realizar a licitação e posteriormente iniciar as obras não só na ponte, mas em toda extensão da estrada. Isso leva tempo, não se constrói uma ponte da noite para o dia. Essa que está aí foi construída sem planejamento, por isso causa tantos transtornos”, disse Carlos Pereira, superintende do DER, durante entrevista na Alhandra FM, com o radialista Luiz Cláudio.

O deputado Branco Mendes lamentou o vandalismo na ponte e reafirmou que já esteve com o Prefeito Kiko Monteiro, vereadores e representantes de empresas da região em reunião no DER para dar agilidade não só a construção da ponte, como também a obra nas rodovias estaduais.

  Na PB-044, por exemplo, o DER está instalando 11 quebra-molas, faixa de pedestres, placas de sinalização e sinalização horizontal em toda a sua extensão.

Veja o vídeo:



G8PB

Redação: Portal do Litoral