terça-feira, 21 de março de 2017

PM faz ações contra assaltos a ônibus em João Pessoa depois de casos com mortos e feridos


A Polícia Militar informou nesta terça-feira (21) que está intensificando as operações no sistema de transporte coletivo de João Pessoa para combater os assaltos. Em cerca de duas semanas, duas pessoas e outras vítimas ficaram feridas em crimes dentro dos ônibus da Capital.
Batizada de ‘Ônibus Seguro’, a ação da Polícia Militar ocorreu nessa segunda-feira (20) e apreendeu, no início da manhã desta terça-feira (21), uma adolescente de apenas 14 anos, logo após roubar um ônibus na saída do Terminal de Integração do Varadouro (TIV).

Segundo a PM, com a jovem foram recuperados quatro celulares de duas marcas diferentes e ela estava com uma faca, que foi utilizada para cometer o assalto. A adolescente foi levada para a Central de Polícia Civil, no Geisel. De acordo com a PM, no primeiro dia da operação, a segunda-feira, não foi registrado nenhum caso de assalto a coletivos em toda a Capital e a PM disse que reforçou também as abordagens nos pontos de ônibus. Conforme a polícia, foi feito um mapeamento dos principais locais em que bandidos pedem parada para fazer os assaltos e onde desembarcam depois dos crimes.

O comandante do Policiamento da Região Metropolitana de João Pessoa, coronel Lívio Delgado, disse que a operação conta com a participação de todas as unidades operacionais da Capital e serão utilizados drones para observar os locais de maior movimentação de passageiros, a exemplo da Integração do Varadouro.

“Estamos com um esquema de segurança montado, envolvendo os 1º e 5º Batalhões, a Cavalaria, a Ceatur, Rotam, Batalhão de Operações Especiais, Batalhão Ambiental, de Trânsito e a Força Regional para intensificar as blitzen e abordagens pelas ruas da capital. Na Integração, como também em outros locais de maior movimentação, teremos a presença de drones observando e gravando a presença de suspeitos para que a PM possa agir na garantia da segurança dos passageiros, motoristas e cobradores”, destacou.

De acordo com a Polícia Militar, o ano de 2016 fechou com uma redução de quase 14% dos números de assaltos a ônibus em João pessoa, o que representou 61 casos a menos do que foi registrado em 2015. Apesar desse dado, a PM não divulgou quantos assaltos foram registrados em todo o ano de 2016 e o número deles no começo de 2016.