sábado, 25 de março de 2017

Morre no Recife, Dom Marcelo Cavalheira, Arcebispo Emérito da Paraíba-PB


O beneditino foi o primeiro Bispo da Diocese de Guarabira em 1981

Dom Marcelo durante última visita à Guarabira durante ocasião do aniversário da Diocese em 2010. (Reprodução)

Morreu no início da noite deste sábado (25) aos 88 anos no Recife (PE), o Arcebispo Emérito da Paraíba, Dom Marcelo Pinto Cavalheira. O monge beneditino foi o primeiro bispo da Diocese de Guarabira.

Leia Também
O Dom da Simplicidade

Dom Marcelo nasceu no Recife e foi ordenado padre em 1953, na cidade de Roma, na Itália. Foi um dos principais colaboradores de Dom Helder Câmara. Durante a Ditadura Militar foi preso e torturado por defender os líderes católicos perseguidos pelo Regime.

Foi nomeado bispo auxiliar da Paraíba, em outubro de 1975 e bispo em dezembro do mesmo ano pelas mãos de Dom Helder, Dom Aloísio Lorscheider e Dom José Maria Pires.

Em novembro de 1981, foi designado bispo da recém criada Diocese de Guarabira, na Paraíba e em novembro de 1995 designado para ser Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba, que exerceu até 5 de maio de 2004, desde então passou a residir no Mosteiro de São Bento, no Recife.



A notícia da morte do Dom, foi dada pelo Monsenhor Ivônio Cassiano. Ainda não há informações sobre datas de sepultamento e velório.

cartapb.com