A Barragem São José, no município de Monteiro, Cariri paraibano, teve suas comportas abertas nesta sexta-feira (03), para estar limpa quando as águas do Rio São Francisco chegarem ao Estado.
A previsão da chegada das águas ao município de Monteiro é de até a próxima segunda-feira (06). As águas do Eixo Leste da tranposição do Rio São Francisco podem chegar ao açude de Boqueirão, no Cariri paraibano, no dia 30 de março.
A nova previsão é feita pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs) na Paraíba, depois de uma visita técnica que constatou que as chuvas registradas nos últimos dias estão ajudando a encharcar o leito do Rio Paraíba. A chegada da água em Monteiro também deve acontecer um dia antes do prazo estabelecido pelo Ministério de Integração, que antes seria até dia 6 de março.
Segundo o coordenador do Dnocs na Paraíba, Alberto Batista, a previsão inicial era de que, depois que a água chegasse em Monteiro, ela levaria de 30 a 45 dias para chegar em Boqueirão, pois ainda precisa passar pelos açudes de Poções, Camalaú e pelo Rio Paraíba. Entretanto, com as chuvas e a melhora na condição do leito do Rio Paraíba, o Dnocs acredita que a água leve de 25 a 28 dias para chegar em Boqueirão.
Transposição mais cedo em Monteiro
Sobre a chegada da água da transposição em Monteiro, Alberto Batista disse que ela vai ser antecipada em um dia para que tudo esteja funcionando no dia da inauguração. “O presidente Michel Temer deve ir a Monteiro no dia 6 de março inaugurar a obra. Então a água vai chegar até o dia 5 para que ela já esteja correndo no dia da inauguração”, explicou o coordenador do Denocs.
Transposição passa por Sertânia (PE)
Nesta quinta-feira (23) a água da transposição no eixo leste já está passando da barragem de Copiti, no município de Sertânia, em Pernambuco, com a ajuda das motobombas emprestadas pelo Governo do Estado de São Paulo. A água deve chegar na estação elevatória EBV5 no sábado (25) e depois segue para a EBV6, onde deve chegar no dia 2 de março. Depois da EBV6 a água elevada vai passar por um canal e um túnel, chegando a cidade de Monteiro no dia 5 de março por meio da gravidade.