quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Manifestações na BR-101 chegam ao fim


A Eco101, concessionária que administra o trecho da BR-101 que corta o Espírito Santo, informou que as manifestações em diferentes pontos da rodovia foram encerradas no fim da manhã desta quarta-feira (22).

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o protesto de produtores rurais no km 173, em Aracruz, foi o primeiro a chegar ao fim, por volta das 11h35.

Já em Pedro Canário (km 16) e Jaguaré (km 94), a manifestação terminou pouco antes das 12h, segundo a Eco101.

Os manifestantes impediam a passagem de veículos posicionando tratores nas pistas. Os protestos foram pacíficos e em alguns pontosos motoristas conseguiram seguir viagem passando por desvios. Os produtores rurais são contrários à importação de café conilon do Vietnã. Segundo eles, a medida traria prejuízo para os capixabas.
Importação suspensa

Antes mesmo dos protestos desta quarta, o presidente Michel Temer já tinha decidido suspender provisoriamente a importação de café. A decisão foi tomada na noite dessa terça-feira (21), após forte mobilização da bancada capixaba.

Segundo cálculos da Federação da Agricultura do Espírito Santo (Faes) a portaria que permitia a importação de café poderia provocar prejuízo de R$ 1,5 bilhão aos produtores do Espírito Santo.

De acordo com o deputado federal Lelo Coimbra, Temer ligou para o governador Paulo Hartung para avisar sobre a suspensão.

“Essa é uma grande vitória dos produtores de café e de toda a sociedade capixaba. Mas a mobilização continua. Queremos a suspensão definitiva”, destacou Lelo.

Reportagem: Keyla Cezini

tribunaonline.com.br