quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Carro fumacê reforça combate à dengue em parceria com a Secretaria de Saúde de Pitimbu


O combate ao mosquito transmissor da dengue é reforçada na cidade de Pitmbu, Litoral Sul da Paraíba, com o carro fumacê. O trabalho de pulverização do inseticida contra o mosquito da dengue, chikungunya e zika, começou na segunda-feira (21) e prossegue nos próximos dias.

A ação do Governo do Estado é realizada em parceria com a Secretaria de Saúde de Pitimbu, que também promove campanhas e ações de prevenção e combate ao mosquito da Dengue.

A secretária de Saúde, Geilce Azevedo (Guiga), pede o apoio dos pitimbuenses no combate ao Aedes Aegypti. “É hora de cada um fazer a sua parte, vamos neste ano de 2017 tentar melhorar ainda mais a prevenção contra o mosquito Aedes Aegypti. Essa temporada será uma temporada difícil. Então prestem atenção na água parada que você tem em casa, se tiver em algum local, avise a Secretaria de Saúde ou através do facebook, que vamos tentar prevenir e promover mais saúde para vocês. Conto com a ajuda de todos. Queremos Pitimbu sem Dengue! E a população em parceria com a gestão”, destacou Guiga.



O fumacê, nome popular para a pulverização espacial UBV, é um procedimento que consiste na liberação via aérea de gases, que agem, por contato, atingindo os mosquitos adultos em voo. Cerca de 90% dos focos do Aedes aegypti são encontrados dentro de casa. A ação do produto só é efetiva quando o inseticida está em suspensão no ar e só mata o mosquito adulto. O inseticida não mata as larvas do Aedes aegypti, que estão em caixas d’água, potes, baldes, pneus, lajes. A recomendação aos moradores é que abram portas e janelas das casas na passagem do fumacê para que o inseticida atinja o mosquito dentro das residências.




Portal do Litoral