domingo, 8 de janeiro de 2017

Prefeito Renato Mendes devolve serviço do Samu funcionando 100% e 24 horas





O Serviço de Atendimento Móvel (Samu), da cidade de Alhandra, no Litoral Sul do estado, volta a funcionar 100% a partir desta sexta-feira (6). O atendimento à população da cidade e região estava defasado desde 2016. Nesta sexta, o prefeito Renato Mendes fez uma vistoria na base do serviço e entregou oficialmente a unidade, que funcionará durante 24 horas.

A secretaria de Saúde Albarina Kelly disse que havia duas ambulâncias à disposição do Samu, no entanto, quando ela chegou à pasta, apenas uma estava em funcionamento, já que a outra necessitava de consertos. O veículo estava parado prejudicando o socorro a pacientes na cidade e região. O problema foi detectado durante uma vistoria da nova equipe da Secretaria de Saúde implantada pelo prefeito Renato Mendes.

“A unidade estava rebaixada. O veículo estava com problemas na bateria e na cirene, o que inviabilizava o uso dela no socorro a pacientes. Mecânicos fizeram o levantamento e reparos na ambulância e, a partir desta sexta-feira (6), as duas unidades estão prontas para atender à população de Alhandra e região”, disse.

Antes, as emergências destinadas ao Samu estavam sendo atendidas apenas por uma unidade básica, o que inviabilizava o serviço de urgência. “O suporte básico é usado para transporte de casos clínicos e inter-hospitalares. A unidade de suporte avançado é utilizada para casos mais complexos. Mas, como estava desativada, e iria ser devolvida ao Estado pela gestão anterior, fizemos um trabalho para reativar a USA que já atende todos os chamados”, explicou a secretária Albarina Kelly.

“Estamos começando do zero e reerguendo os serviços de Alhandra. Encontramos a Prefeitura em uma situação calamitosa em todos os setores da administração municipal na gestão do ex-prefeito Marcelo Rodrigues. O problema na ambulância do Samu atingia diretamente a população carente, que necessita do atendimento. Porém, a partir desta sexta, o Samu estará em pleno funcionamento com médico 24 horas, enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor”, avisou o prefeito Renato Mendes.