Mais de 400 alunos da rede municipal de Goiana participaram de concurso de redação sobre a importância da Biodiversidade e ajudaram a ampliar a cultura do respeito ao meio ambiente, implementada no Polo Automotivo Jeep.
A cultura do respeito ao meio ambiente implementada no Polo Automotivo Jeep está se multiplicando na região da Zona da Mata Norte de Pernambuco. Os embaixadores das melhores práticas de sustentabilidade da fábrica da Jeep são crianças de 9 a 11 anos, alunos de escolas públicas que participaram do programa de visitas com foco em educação ambiental na planta Jeep. A celebração do resultado do primeiro semestre de atividades do Programa de Educação Ambiental aconteceu nesta sexta-feira (16), com o Prêmio Jeep de Ecocidadania - um concurso de redação com o tema” A importância da Biodiversidade”.
Mais de 400 alunos regularmente matriculados no 5º ano da rede municipal de Goiana participaram da premiação. Os três melhores textos foram premiados com notebook (1º lugar), bicicleta (2º lugar) e tablete (3º lugar). Os vencedores foram: 1º Karolayne Kelly Pereira da Silva, da Escola Municipal Profa. Zilma Gemir Baracho, 2º Josué Francisco da Silva da Escola Municipal Dr. Clóvis Fontenelle Guimarães e 3º lugar Adriele Amaro da Silva, da Escola Municipal Prof. Maria Emília Valença.
De acordo com Marco Lage, diretor de Comunicação e Sustentabilidade (FCA) , a proposta é fazer com que o conteúdo visto durante o tour na fábrica de automóveis seja trabalhando anteriormente pelos professores na grade curricular das escolas. “Para nós, é uma grande missão poder compartilhar com a sociedade, especialmente com as futuras gerações, as nossas melhores práticas sustentáveis. Acreditamos que, gerando esse conhecimento para eles, estamos contribuindo para a construção de cidadãos mais conscientes”, explica Lage.
Todas as segundas-feiras cerca de 50 alunos matriculados no 5º ano do Ensino Fundamental de Goiana participam do programa. De Agosto a Novembro deste ano, cerca de 400 estudantes visitaram a fábrica da FCA – Fiat Chrysler Automóveis.
A experiência Jeep com os alunos começa no auditório do Espaço Jeep, local de convivência da planta com resgate das histórias do Polo e das riquezas culturais da região. Ainda no Espaço Jeep, os estudantes assistem a um vídeo produzido em linguagem escolar sobre “Como nasce um Jeep”, acompanham com atenção as normas de segurança da fábrica e seguem para passeios em carrinhos de golfe por dentro das áreas de prensas, funilaria e montagem. Nas oficinas, eles visualizam itens como uso de iluminação natural e o uso de compressores inteligentes nos sistemas de refrigeração.
A segunda parte do passeio é no viveiro de mudas. Lá, são compartilhadas informações sobre a flora local e sobre o trabalho desenvolvido pelo projeto de biodiversidade, que resgata as espécies nativas da região para plantio nos terrenos do Polo Automotivo Jeep. As crianças finalizam a visita deixando as suas marcas no local e contribuindo para o replantio de mudas e levando uma semente de alguma espécie nativa para poder plantar em casa.
Blog do Anderson Pereira.