quarta-feira, 14 de dezembro de 2016
A ordem é parceria, pedagogia e fiscalização’, diz presidente eleito do TCE, André Carlo Torres
O conselheiro André Carlo Torres foi eleito por unanimidade presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para o biênio 2017/2018 na manhã desta quarta-feira (14) e destacou os desafios do cargo: ‘a ordem é parceria, atividade pedagógica, fiscalização rumo a busca pela aplicação de recursos públicos com eficiência, eficácia e efetividade’.
“O TCE é um órgão que se destaca no Brasil todo por si só e o desafio é manter a tradição e desenvolvimento que acumulou durante a história, os tempos vão evoluindo e temos a missão de fazer com que o TCE acompanhe essa evolução”, disse.
O presidente afirmou que o Brasil vive um cenário de comoção nacional pelo intenso combate à corrupção e destacou que o órgão paraibano foi o primeiro do país a abrir os dados através do Sagres. “Isso já foi um grande impulso no combate a corrupção e promoção do bom emprego do dinheiro público”, afirmou.
A gestão à frente do TCE começa em 1° de fevereiro, um mês após a posse dos novos prefeitos e vereadores, e o presidente eleito afirmou que vai investir na pedagogia com os gestores, lembrando que o Tribunal já faz um trabalho efetivo de orientação ao realizar encontro com prefeitos e de já estar agendado uma reunião com vereadores. “Temos eventos preparados para continuar não só do ponto de vista da gestão financeira, mas também na busca de bons resultados na área de Saúde, Educação e Previdência”, explicou.
“As palavras de ordem são parceria, atividade pedagógica e fiscalização rumo a busca pela aplicação de recursos públicos com eficiência, eficácia e efetividade”, concluiu.
O Tribunal de Costa da Paraíba realizou na manhã desta quarta-feira (14) as eleições para escolha do novo presidente da instituição para o biênio 2017/2018 e o conselheiro André Carlo Torres foi eleito por unanimidade para o cargo e Arnóbio Viana para vice.
O conselheiro Fábio Nogueira será o corregedor da unidade. Artur Cunha Lima, que é o atual presidente, será o novo ouvidor. Fernando Catão e Nominando Diniz, ficarão com a presidência da 1ª e 2ª Câmara respectivamente. A Escola de Contas Conselheiro Otacílio Silveira (Ecosil) será coordenada por Marcos Costa.
A eleição aconteceu por meio de cédulas distribuídas pela Secretaria do Pleno e a apuração contou com a participação da procuradora geral Sheyla Barreto Braga de Queiroz.
Marília Domingues / Fernando Braz