quarta-feira, 6 de julho de 2016

Promotora aciona Samu que se recusa a fazer resgate de idoso de 94 anos para Hospital em JP


A 1ª Promotora dos Direitos do Cidadão de João Pessoa, Sônia Maia, se dirigiu na tarde desta terça-feira (5) ao bairro do Bessa para realizar o resgate de um idosos. De acordo com a promotora, até o momento não foi possível realizar o resgate porque o Samu se recusou a enviar ambulância.

A promotora ressaltou que o idoso está em uma rede, desnutrido, sem poder se levantar e que, por isso, trata-se de um caso de urgência. Ainda segundo a promotora, o Samu solicitou que fosse encaminhado um ofício, mas como a promotora se encontra no local do resgate não é possível preparar esse ofício. A vaga para internar o idoso já está garantida no Hospital Padre Zé, mas a ambulância não foi enviada.

Na casa em que a promotora estava, havia dois idosos, Isautina Queiroz Firmino, de 93 anos, e José Firmino Pereira, 94, devido a idoso conseguia andar e foi levada para o hospital em um veículo do MP. “Eles disseram que só tem uma ambulância para atender João Pessoa. Conseguimos transportar a idosa, de 93 anos, no carro do Ministério Público. Ela tem CA. Mas o idoso de 94 anos está muito debilitado, desnutrido, deitado em uma rede e sem poder se locomover”, disse Sônia Maia, retratando o caso de urgência. Segundo ela, é arriscado que ela faça o transporte do idoso sem o acompanhamento dos médicos do Samu.

A casa onde está ocorrendo o resgate se localiza na Avenida Argemiro de Figueiredo, nº 1650, no Bessa, em frente à Pizzaria Veneza. Segundo Sônia Maia, em um local de risco, ponto de drogas.

Sônia ficou preocupada porque, para preparar o ofício solicitado pelo Samu, a promotora teve que se ausentar da casa dos idosos, deixando o homem de 94 anos sozinho.



Portal do Litoral com Click PB