sábado, 18 de junho de 2016
Veja a lista de criminosos mais procurados da Paraíba e denuncie ao 197
A página dos Procurados da Paraíba (www.procurados.pb.gov.br) é mais uma maneira da população contribuir para o enfrentamento à violência no Estado. Por meio dela, é possível ter acesso à imagem dos criminosos procurados pela Polícia e denunciar a localização de acusados de homicídios e outros crimes, para que sejam presos e encaminhados à Justiça. O serviço ainda agiliza o trabalho da Polícia, pois proporciona o acesso aos mandados de prisão de qualquer lugar do Brasil.
O endereço virtual está no ar desde outubro de 2013 e já ajudou a prender 10 dos 40 procurados cujas fotos e mandados foram disponibilizados na internet. De acordo com o João Micena, gerente operacional do serviço 197 – Disque Denúncia da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds), na página estão reunidas fotos e informações como nome, idade, filiação, apelido e características dos acusados. “Também é possível encontrar cópias de mandados de prisão expedidos pela Justiça Estadual, que estão disponíveis para download. Dessa forma, não é necessária a realização de uma busca física em cartórios judiciais ou policiais a fim de obter um mandado judicial”, explica o gerente.
Cerca de 7 mil pessoas estão foragidas na Paraíba, segundo o Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Esse número inclui desde presos que não voltaram às penitenciárias (principalmente os do regime semiaberto) a mandados em aberto, aguardando cumprimento. São pessoas acusadas de furtos, roubos, homicídios, estupros, e vários outros crimes, que continuam em liberdade, quando deveriam estar presas.
No site, pode-se encontrar os foragidos por região. Na região do Litoral Sul, 98 criminosos estão foragidos da justiça.
Como Denunciar
A Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social disponibiliza ao cidadão o serviço do Disque Denúncia da Polícia Civil, que atende pelo número 197. Caso você possua informações que ajudem a polícia a localizar e prender algum dos criminosos procurados basta ligar para o 197, que está disponível durante 24 horas. Você também pode mandar um e-mail para o endereço eletrônicogintel.denuncia@ssp.pb.gov.br.
Seu endereço de e-mail será mantido em sigilo. Nas duas opções, o sigilo e o anonimato da denúncia é garantido. Não é pedido nenhum tipo de identificação. Contudo, para que a denúncia seja apurada de forma eficaz faz-se necessário fornecer alguns dados essenciais, como: endereço completo, ponto de referência, nomes, apelidos, características físicas, veículos utilizados, etc.
Portal do Litoral