domingo, 19 de junho de 2016

Pista em frente ao mirante do Cabo Branco está bloqueada com cerca de arame farpado


Numa medida extrema e questionável, a prefeitura de João Pessoa bloqueou totalmente a passagem de ciclistas, pedestres e corredores nas duas pistas perto do mirante do Cabo Branco. O local já estava fechado para motos, carros, caminhões e ônibus, mas principalmente motoristas de veículos pequenos e motociclistas furavam o bloqueio com frequência. A fiscalização falha facilitava a infração.

A medida provocou a revolta de atletas e pessoas que passam pelo local para fazer atividade física. É o caminho de quem sai da orla, passa pela Estação Cabo Branco e segue em direção a Penha e vice-versa.

Muitos ciclistas, pedestres e caminhantes concordam que uma das mãos da avenida, já comprometida pelo desmoronamento da barreira, deve continuar fechada, até que uma ação definitiva seja tomada. Mas ao fechar a passagem na outra “mão”, com arame farpado, quem usa a área, uma das mais bonitas da cidade, precisa fazer o percurso dos carros.

Um desvio que ainda não está pronto, nem sinalizado, com muita poeira em dias de sol e lameiro em dias de chuva. Para evitar fazer essa “volta aventureira” e insegura, muitos já usam um espaço que ficou aberto entre a calçada e os terrenos baldios, do lado oposto ao mirante.


Solução definitiva

Para muitos, a medida até seria aceita de maneira mais confortável, se houvesse perspectiva de uma solução definitiva para o uso da área. Mas não há. Nos próximos dias, a pavimentação das novas ruas que dão acesso à Estação Cabo Branco será entregue, mas não dá para acreditar que alguém acha que os pedestres, ciclistas ou corredores vão usar esse mesmo caminho dos carros para fazer sua atividade física. A decisão parece que foi intempestiva, de pessoas que não conhecem a rotina da cidade e daquela área. Não resolve o problema e vai irritar ainda mais quem precisa passear pelo local.



Coluna do Laerte Cerqueira