A deputada estadual Estela Bezerra (PSB) esteve durante toda a tarde desta terça-feira (03) nas Comunidades Cidade Recreio e São Domingos, no bairro do Altiplano, para acompanhar a situação das cerca de 250 famílias que tiveram sua energia elétrica cortada pela Energisa-PB.
Em entrevista ao programa Rádio Verdade da rádio Arapuã FM, a deputada relatou a situação de precariedade dos moradores. “Aqui nós temos crianças com problemas respiratórios, idosos que precisam de apoio de oxigênio que só funcionam com energia elétrica, pessoas que fazem tratamento de hemodiálise e que precisam de uma medicação que só é guardada corretamente na geladeira, pessoas que sobrevivem da venda de dindin, e que precisam que a geladeira estejam funcionando, a situação é muito grave”, disse a deputada.
Estela ainda participou de uma reunião que aconteceu na Prefeitura Municipal de João Pessoa junto com a secretária de planejamento da Capital, Daniela Bandeira, com o assessor da presidência da Energisa, José Araceli, e representantes das comunidades. “A grande questão é que a Energisa precisa que a prefeitura dê a autorização e crie as condições de regularização dessas áreas”.
“Nossa intenção é não permitir que essa população, que já é vulnerável, tenham ainda mais dificuldades”, reforçou Estela.
A deputada lembrou que enquanto estava como secretária de Planejamento da PMJP, teve a oportunidade de passar por esse processo e resolver a mesma questão na Comunidade São Luís, no Bessa. “A própria comunidade do Altiplano já tem uma área com mais de 150 famílias que já regularizaram a situação da energia elétrica. Isso se faz através das zonas de interesse social, de um levantamento topográfico e de um cadastro social, e as secretarias de habitação e planejamento têm todas as condições de em tempo recorde, regularizar o acesso à energia de forma correta e legal, e ao mesmo tempo, sem cometer mais injustiças com essa população”.
Nesta quarta-feira (04) à tarde, a deputada Estela Bezerra visita os moradores que ocupam o prédio do antigo Hotel Tropicana, no centro da Capital, que também tiveram sua energia cortada na manhã de hoje.
Créditos das fotos:
Mano de Carvalho e Raffael Lima