domingo, 1 de maio de 2016
Governo afasta delegado e população vai às ruas protestar alegando perseguição politica
Esse foto teria sido o motivo da exoneração do delegado
Moradores das cidades de Cuité e Nova Floresta se revoltaram com a exoneração do delegado local e estão em pé de guerra, depois da confirmação que o governador Ricardo Coutinho decidiu exonerar o delegado Durval Barros, e segundo informações, teria sido a pedido do ex-deputado Charles Camaraense. Os comentários na região, é que o delegado foi afastado por ter se deixado fotografar ao lado do deputado Pedro Cunha Lima, durante uma festa de aniversário.
Nas últimas horas, moradores postaram mensagens em redes sociais, defendendo a permanência do delegado que está há quatro anos na cidade. Para muitos, Durval é um profissional dedicado e tem atuado com afinco para tentar conter a criminalidade na região (Nova Floresta, Cuité e Sossego), apesar das condições de trabalho precárias.
Os moradores prometem ocupar as feiras e demais locais públicos, com faixas e cartazes, carros de som para protestar contra o afastamento do delegado.
O delegado, sabendo da manifestação popular, agradeceu o apoio de todos e relatou que há vigência na lei da Policia Civil que regulamenta a mudança de delegados, porém no caso de sua exoneração esse procedimento não foi cumprido. “Não me comunicaram nada, fato que eu acho muito estranho, quero apenas dizer que os interesses escusos se opõem aos interesses sociais”, disse Dr. Durval.
Perseguição – Não é primeiro caso de afastamento de um delegado por perseguição política no atual Governo. Há alguns meses, o delegado Walber Virgulino foi afastado da Delegacia de Guarabira, por ter apoiado uma chapa de oposição na disputa pela Associação dos Delegados. A ironia foi o fato de Walber estar sendo requisitado pelo governador Robinson Faria para assumir uma secretária de Estado no Rio Grande do Norte.