Uma juventude com poucas perspectivas onde muitos fizeram a triste opção pelo caminho da delinquência. Mas o que leva um jovem a se digladiar com outro por estarem em grupos criminosos diferentes? A matança na cidade de Patos estaria sendo praticada por aqueles que buscam territórios para atos ilícitos?
Os cidadãos patoenses estão temerosos pela disputa entre grupos marginais e que agem nas sombras. Um intitula-se “Okaida” em alusão a organização fundamentalista internacional Al-Qaeda que disputa o poder geopolítico no Oriente Médio. O outro grupo denomina-se Estados Unidos (EUA), país que é a maior potência capitalista e bélica do mundo. Por ambos se
enfrentarem e terem a notoriedade internacional, esse fator teria influenciado o nome dos grupos marginais no município.
No Bairro Monte Castelo as pichações provocativas chamam a atenção de quem passa nas vias movimentadas. “O terror voltou EUA”, “EUA...tá dominado”, “EUA vai morrer...”, “Vai morrer geral OKD MZR”. MZR seria a abreviatura de miséria ou miseráveis.
Postes, muros, fachadas de casas, dentre outros locais, estão sendo usados para deixar as mensagens provocativas e que podem estar demarcando espaços de atuação criminosa. A sustentação dos grupos pode estar ligada diretamente à venda de drogas ilícitas.
A ausência de leis mais duras, a falta políticas públicas para juventude, a carente infraestrutura nos bairros, família desestruturada, além da sociedade que tem primado o TER em detrimento do SER vai causando estragos mais profundos na juventude que é vitima do crime que tem levado a morte.
Patosonline.com
